Postado em quarta-feira, 11 de setembro de 2024
às 06:06
Reunião em Alfenas aborda projeto para estimular a prevenção de doenças e redução de internações
A pauta foi extensa e teve como um dos assuntos principais projeto regional de orientação à saúde.
Da Redação
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas realizou, no último dia 4, a 200ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) das microrregiões de Saúde Alfenas/Machado e Guaxupé. Entre outros temas, foi abordado o projeto regional de orientação à saúde, que visa estimular os municípios a fortalecerem a prevenção de doenças respiratórias, circulatórias e aparelho urinário, reduzindo assim as internações.
A reunião, que ocorreu de forma on-line, contou com a participação do superintendente da Regional, João Tadeu Silva, do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems- Regional), Ademir Antônio Coutinho, dos gestores municipais de Saúde e técnicos da SRS Alfenas.
A pauta foi extensa e teve como um dos assuntos principais projeto regional de orientação à saúde, que tem como objetivo estimular os municípios a trabalharem na prevenção de doenças do aparelho respiratório, aparelho circulatório e aparelho urinário, reduzindo as taxas de internações e atualização final sobre a Lei Complementar n.171/23, que permite a transposição e/ou transferência de recursos estaduais constantes nos Fundos de Saúde dos municípios.
Segundo o presidente do Cosems Regional e gestor municipal de Cabo Verde, Ademir Coutinho, “a reunião de CIB MICRO é uma instância deliberativa da região, onde são tomadas as melhores e maiores decisões para o bem da população”, ressaltou o gestor.
Foram discutidos ainda na reunião, assuntos como monitoramento do Transporta SUS, monitoramento da política Valora Minas e credenciamento de equipes e serviços de atenção primária à saúde.
A Comissão Intergestores Bipartite Microrregional (CIB Micro), constitui-se em instância colegiada de articulação, negociação, pactuação e deliberação entre os gestores estadual e municipais no âmbito da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.