Postado em segunda-feira, 29 de julho de 2024
às 11:11
Jaime Daniel tem candidatura a prefeito de Alfenas oficializada em convenção partidária
A vice da chapa será Rosi da Caixa, que ainda terá a candidatura oficializada pelo MDB no dia 5.
Alessandro Emergente
O União Brasil oficializou, em convenção partidária, o nome de Jaime Daniel dos Santos como candidato a prefeito de Alfenas. A chapa terá como vice Rosilene Coutinho Modesto Junqueira (Rose da Caixa/MDB), que ainda precisa ter a candidatura oficializada na convenção do MDB, agendada para o próximo dia 5.
A candidatura de Jaime é a segunda oficializada em convenção partidária. A primeira foi a de Amadeu Peloso, que teve o nome aprovado pela convenção do PL na semana passada.
A convenção do União Brasil foi realizada na noite de sexta-feira, na Câmara Municipal. Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizarem suas convenções, oficializando suas chapas nas eleições majoritárias e proporcionais, além da formalização de apoio a disputa pela prefeitura.
O nome de Rosi vinha sendo colocado pelo MDB como pré-candidata a prefeita, mas nas últimas semanas houve um acordo entre o União Brasil e o MDB para composição da chapa. Embora o MDB ainda tenha que tornar oficial o posicionamento da legenda, Rose confirmou à reportagem, na última sexta-feira, o acordo e esteve, como convidada, na convenção do União Brasil.
Rose foi secretária de Fazenda durante a gestão do ex-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), hoje deputado estadual, mas deixou o cargo em 2020. Ela foi servidora de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF) e atuou, pela CEF, na gestão de recursos para financiamento de projetos para os municípios.
O nome de Pedro Alves de Barros (Pedro da Itapuã) vinha sendo cotado para ser candidato a vice na chapa encabeçada por Jaime Daniel. Porém, o nome dele acabou sendo substituído pelo de Rose. Pedro foi secretário municipal Agricultura e Desenvolvimento Rural de 2019 até o início do ano passado, quando foi substituído por Décio Paulino. Ele também teve o nome cotado para ser vice eleição de 2020 na chapa liderada por Luizinho, o que não se confirmou.
A coligação em apoio a candidatura de Jaime, chamada “Renovação, Honestidade e Trabalho”, é formada pelo União Brasil, PSD e Avante. Ainda deve receber o apoio do MDB, partido de Rose e que ainda realizará a convenção partidária, marcada para o último dia do prazo eleitoral. A coligação terá, aproximadamente, 40 candidaturas na disputa pela Câmara Municipal, segundo a assessoria do União Brasil.
Durante a convenção do União Brasil, além da escolha dos candidatos, foram estabelecidos os limites de gastos de campanha, respeitando o teto estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Vereador mais votado e rompimento com o PT
Jaime Daniel é vereador em seu primeiro mandato e chegou a presidir a Câmara Municipal em 2021 e 2022. Ele foi eleito vereador, pelo PT, com 2.115 votos, sendo o mais votado da história. Até então, apenas o ex-vereador Vicente Silvério (Nico), eleito em 2000, havia atingido 2 mil votos.
Jaime presidiu a Câmara Municipal como integrante da base governista do então prefeito Luizinho. Porém, rompeu com o governo após a saída de Luizinho e a ascensão de Fábio Marques Florêncio (Fábio da Oncologia/PT) ao comando da Prefeitura de Alfenas.
O vereador passou a integrar a oposição, adotando um discurso crítico ao governo do PT mesmo filiado ao partido. A desfiliação do PT e a filiação ao União Brasil só ocorreu em março, durante a “janela eleitoral”, para não correr o risco de ter o mandato questionado na Justiça pelo PT.
Na convenção
Durante o evento, as falas de Jaime e Rose destacaram pontos essenciais do plano de governo, citando como principais eixos o combate à corrupção, a promoção de uma administração mais transparente e a melhoria dos serviços públicos. Eles enfatizaram a importância de um governo comprometido com a integridade e a eficiência, visando sempre o bem-estar da população de Alfenas.
Jaime Daniel destacou a importância da união entre os partidos e do compromisso com a cidade de Alfenas. “Estamos prontos para trazer renovação, honestidade e trabalho para nossa cidade. Agradeço a todos pelo apoio e confiança. Juntos, vamos construir um futuro melhor para Alfenas”, afirmou.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Só 4 partidos atingiram quociente eleitoral
- Nove dos 12 vereadores eleitos vão ser empossados pela primeira vez
- Fábio da Oncologia é eleito prefeito de Alfenas e mantém hegemonia do PT
- Onze dos 12 vereadores buscam reeleição em Alfenas
- Feira livre de domingo é antecipada para o sábado