Postado em quinta-feira, 25 de julho de 2024
às 17:05
Decisão do PSDB/Cidadania sobre eleições municipais sairá na convenção, diz presidente de federação
Federação formada pelos dois partidos tem convenção marcada para agosto.
Alessandro Emergente
A decisão da federação PSDB e Cidadania sobre as eleições municipais de Alfenas só será tomada na convenção partidária, marcada para o dia 2 de agosto. A informação é do presidente da federação PSDB/Cidadania, o empresárioThalles Gomes.
A convenção da federação partidária está agendada para às 19h do dia 2 de agosto na sede da Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas). O prazo para as convenções dos partidos é até 5 de agosto.
De acordo com Gomes, existem três possibilidades em aberto e que a decisão será no voto durante convenção ou um consenso entre os integrantes da federação. PSDB e Cidadania podem, segundo ele, optarem pela neutralidade, liberando seus candidatos, ou apoiarem um dos candidatos ou ainda lançar candidatura própria. Porém, não adiantou nomes.
Sobre apoio a candidatos na eleição majoritária, Gomes disse que há um grupo que defende o apoio a Amadeu Peloso (PL) e um outro favorável a reeleição de Fábio Marques Florêncio (PT). Há ainda uma ala favorável a apoiar a candidatura de Jaime Daniel (União Brasil), segundo ele. A decisão será tomada pelos pré-candidatos.
No início deste ano, o nome do PSDB chegou a integrar um grupo de partidos que apoiaria Amadeu. Porém, o partido não integra a coligação "Juntos com nosso povo", formada por PL, Podemos, Solidariedade e Novo.
Sobre as eleições proporcionais, o presidente da federação PSDB/Cidadania disse que a expectativa para as eleições de outubro é positiva e o grupo político pretende conquistar de uma a duas vagas na Câmara Municipal. Segundo ele, o grupo está fechado com 13 nomes para a disputa, limite exigido pela legislação.
Os partidos políticos ou federações poderão lançar um total de candidatos de até 100% das vagas a serem preenchidas na Câmara Municipal mais um. O Legislativo de Alfenas tem 12 cadeiras em disputa.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Só 4 partidos atingiram quociente eleitoral
- Nove dos 12 vereadores eleitos vão ser empossados pela primeira vez
- Fábio da Oncologia é eleito prefeito de Alfenas e mantém hegemonia do PT
- Onze dos 12 vereadores buscam reeleição em Alfenas
- Feira livre de domingo é antecipada para o sábado