Postado em quinta-feira, 25 de julho de 2024 às 16:04
Atualizada em sexta-feira, 26 de julho de 2024 às 19:40

PL oficializa chapa Amadeu Peloso e Toninho Munhoz na disputa pela Prefeitura de Alfenas

Amadeu Peloso disputará a sua segunda eleição e terá o ex-prefeito Toninho Munhoz como vice.


 Alessandro Emergente

O Partido Liberal (PL) oficializou, na noite de quarta-feira, a chapa encabeçada por Amadeu Peloso - que terá Antônio Munhoz Leite (Toninho Munhoz) como candidato a vice - na disputa pela Prefeitura de Alfenas. A convenção partidária foi na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas e reuniu apoiadores das legendas que vão integrar a coligação "Juntos com nosso povo" em apoio à candidatura de PL.

Amadeu disputará a sua segunda eleição como candidato a prefeito. Em 2020, ele foi o segundo colocado com 12.004 votos, que corresponde a 30% do eleitorado. Quatro anos antes, em 2016, Toninho Munhoz obteve 14.896 votos (34,78% do eleitorado) e também obteve a segunda colocação.

As eleições de 2016 e de 2020 foram vencidas por Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), hoje deputado estadual. Dessa vez, Amadeu e Toninho Munhoz devem enfrentar o atual prefeito Fábio Marques Florêncio (PT), que vai disputar a reeleição, além de Jaime Daniel (União Brasil) e Itamar Silva, do PMN (Partido da Mobilização Nacional). No entanto, essas três candidaturas ainda precisam ser oficializadas nas convenções partidárias. 

A chapa Amadeu Peloso e Toninho Munhoz foi lançada pelo PL (Foto: Assessoria de Comunicação do PL)

A convenção do União Brasil está agendada para noite de sexta-feira, dia 26, e a do Patriotas para o dia 3 de agosto. O nome de Marcelo Polo também pode ser lançado pela Rede, que realizará a sua convenção nesta sexta-feira e, segundo o presidente da Rede/Alfenas, Sander Simaglio, o posicionamento é lançar candidatura majoritária. Porém, a Rede integra a federação partidária com o Psol, que pode definir por um apoio crítico ao PT. A reportagem do Alfenas Hoje ainda tenta contato com o presidente do Psol/Alfenas, Leonardo Henrique Felício dos Santos. A convenção da federação Psol/Rede está agendada para a manhã de sábado.


Coligação "Juntos com nosso povo"

A coligação em apoio a candidatura de Amadeu Peloso reúne o PL, Podemos, Solidariedade e Novo e deve lançar, ao todo, 65 nomes para disputado do Legislativo, segundo informações divulgadas pela assessoria da coligação.

A candidatura do PL tem reforçado um discurso ligado a direita conservadora e, durante a convenção partidária, foi exibido um vídeo com a ex-primeira-dama e atual presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro. O diretório municipal do PL é presidido por Jovane Júnior, que foi candidato a prefeito de Alfenas nas eleições de 2020, na época pelo Avante. 

Amadeu Peloso e Toninho Munhoz com bandeira do Brasil durante a oficialização da candidatura do PL (Foto: Assessoria de Comunicação do PL)


O nome de Amadeu Peloso já vinha sendo articulado pelo PL e, em fevereiro, chegou a promover um evento político, apresentando-o como pré-candidato. Na época, o encontro contou com a presença do deputado federal Emidinho Madeira (PL) e os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Delegada Sheila, ambos do PL. Emidinho e Antônio Carlos estiveram presentes durante a convenção de quarta-feira enquanto uma mensagem de Sheila foi exibida.

A filiação do ex-prefeito de Alfenas Toninho Munhoz ao PL foi anunciada, nas redes sociais, em março. O anúncio ocorreu alguns dias após o filho dele, Fábio Munhoz, ser anunciado como secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do atual governo, comandado pelo PT.

*Informação corrigida:
A reportagem havia informado, de forma equivocada, que Itamar Silva está filiado ao Patriota, porém a informação corrigida. Silva está filiado ao PMN (Partido da Mobilização Nacional)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo