Postado em segunda-feira, 22 de julho de 2024
às 11:11
Santa Casa de Alfenas ganha destaque nacional por tratamento da “pior dor do mundo”
Tratamento gratuito para 50 pacientes do SUS será custeado com emenda parlamentar do deputado Luizinho.
Da Redação
O Hospital Santa Casa (HCS), de Alfenas, ganhou destaque na mídia nacional, na última semana, ao oferecer tratamento gratuito para pacientes com neuralgia do trigêmeo, condição muitas vezes descrita como a “pior dor do mundo”. Jornais como Correio Braziliense, Folha de São Paulo, O Globo, Estado de Minas, G1, entre outros, noticiaram essa importante iniciativa. A ação faz parte de um esforço maior de enfrentamento da dor crônica no país, impulsionado pela emenda parlamentar apresentada pelo deputado estadual Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), ao orçamento estadual.
A neuralgia do trigêmeo tornou-se um dos assuntos mais falados nas redes sociais nas últimas semanas. O motivo foi o caso da estudante Caroline de Arruda, de 27 anos, que sofre com a pior dor do mundo e decidiu arrecadar dinheiro, através de uma vaquinha online, para ter uma morte assistida na Suíça. Com o tratamento gratuito em Alfenas, a estudante pôde iniciar os cuidados na luta contra a pior dor do mundo.
De acordo com o deputado, além de Caroline, mais pacientes poderão fazer o tratamento gratuito na Santa Casa de Alfenas. Com o recurso da emenda parlamentar, o HSC oferecerá tratamento a 50 pacientes como informou o Alfenas Hoje na semana passada.
“Nós vamos oferecer tratamento gratuito para 50 pacientes, graças a uma emenda que destinamos para a Santa Casa de Alfenas e ao incansável trabalho do Dr. Carlos Marcelo, da Sociedade Brasileira dos Estudos para a Dor. Recentemente, a Santa Casa também recebeu a Carolina, que, infelizmente, estava organizando uma vaquinha para fazer eutanásia na Suíça devido à dor insuportável que sofria. Felizmente, graças a Deus, agora ela está se tratando em Alfenas através dessas parcerias que estabelecemos”, declarou o parlamentar.
Criação da Política Estadual de Enfrentamento da Dor Crônica
Foi apresentado pelos deputados Luizinho e Duarte Bechir (PSD) o Projeto de Lei (PL) nº 2.250/2024, que tem como objetivo instituir a Política Estadual de Enfrentamento da Dor Crônica. A iniciativa busca promover a melhoria da qualidade de vida e o acesso a tratamentos adequados para pessoas acometidas por dor crônica. O projeto, construído junto com o presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), o médico Carlos Marcelo, prevê ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, visando o bem-estar físico, mental e social dos pacientes.
A proposta também inclui a criação de dotações específicas no orçamento do Poder Executivo para implementar essa política, garantindo o acesso a tratamentos multidisciplinares e intervenções terapêuticas eficazes para alívio e controle da dor crônica. Além disso, prevê a divulgação de informações sobre doenças associadas e medidas preventivas e terapêuticas disponíveis.
De acordo com Luizinho, esse projeto de lei é de grande importância para garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes que sofrem de dores crônicas. “A dor crônica é uma condição debilitante que muitas vezes não recebe o tratamento adequado, resultando em sofrimento desnecessário e incapacidade evitável. Com este projeto, buscamos garantir que todos os cidadãos de Minas Gerais tenham acesso aos cuidados que merecem”, afirmou o deputado.