Postado em sexta-feira, 22 de março de 2024 às 01:01

Prefeitura atrasa repasse descontado de filiados ao Sindicato dos Servidores

Problema foi revelado pela coordenadora-geral do Sindicato, que disse que a situação vem se repetindo há alguns meses.


 Alessandro Emergente

A Prefeitura de Alfenas tem atrasado o repasse ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alfenas (Sempre/Alfenas). A informação foi revelada na quarta-feira com uma publicação, nas redes sociais, da coordenadora-geral do Sindicato, Valéria Aparecida Fernandes.

A reportagem do Alfenas Hoje entrou em contato com a dirigente sindical, que confirmou a situação. Segundo ela, o problema tem se repetido há alguns meses mesmo com solicitações do Sindicato para que a administração municipal não retarde a transferência. A sindicalista disse, inclusive, que já tentou contatos diretos com o prefeito Fábio Marques Florêncio (PT), mas sem sucesso.

O repasse é referente ao desconto de 1,5% na folha de pagamento de servidores filiados ao Sempre/Alfenas, uma vez que o imposto sindical foi abolido. Segundo a dirigente sindical, são cerca de 200 servidores públicos que autorizam o desconto em favor do Sindicato, mas o dinheiro acaba demorando para chegar ao destino.

De acordo com Valéria, o valor retido corresponde a parte do total descontado dos filiados e tem gerado prejuízo ao Sindicato, que acaba atrasando o pagamento de compromissos com prestadores de serviço. Hoje, segundo ela, o Sempre/Alfenas já atua com um orçamento reduzido, com atendimento em meio período, por exemplo. Os atrasos agravam a situação ainda mais. 

Valéria Fernandes, coordenadora-geral do Sindicato (Foto: Divulgação)



O valor atrasado e o percentual retido, referente ao total da transferência, não foi informado, mas a coordenadora-geral afirma que esse montante deveria estar na conta do Sindicato, no máximo, até o 5º dia útil. Valéria diz que se trata de apropriação indébita do recurso, descontado do servidor, mas, ao ser questionada sobre uma possível medida judicial, afirmou que inicialmente não pretende recorrer ao Judiciário, porém completou: “se não tiver outra forma?”.

A reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Alfenas para que a administração municipal comentasse o caso. Porém, a informação repassada ao Alfenas Hoje é de que o problema foi corrigido na tarde de quinta-feira, com a efetivação da transferência. O Sindicato ainda não havia confirmado o recebimento até o final da tarde.

 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo