Postado em quinta-feira, 12 de outubro de 2023
às 08:13
Edifícios verdes: quais são os benefícios para o meio ambiente?
Conheça a importância da arquitetura sustentável para o planeta e as pessoas
Com a popularização do conceito de ESG, um conjunto de práticas que integram questões ambientais, sociais e de governança, a preocupação com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente está tornando-se, a cada dia que passa, uma realidade mais concreta no setor da construção civil brasileiro. Nesse cenário, os projetos de edifícios verdes são desenvolvidos para reduzir o impacto negativo na natureza e maximizar sua contribuição positiva para a vida no planeta.
Para alcançar o objetivo de preservação ambiental e economia de recursos naturais, a construção de edifícios verdes adota práticas, técnicas e tecnologias com a função de otimizar o uso da água e energia, reduzir a emissão de poluentes, tratar corretamente os resíduos sólidos e proporcionar a segurança do trabalho no ambiente profissional. Um ranking do US Green Building Council, responsável pelo sistema LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, na tradução para o português), coloca o Brasil na quinta posição entre 180 países com mais edifícios verdes certificados.
Os negócios também são beneficiados pela arquitetura verde, principalmente devido o alerta contra os riscos climáticos. No entanto, para que uma construtora afirme que tem um projeto sustentável é necessário levar em consideração alguns aspectos específicos. Abaixo, listamos as principais características dos edifícios verdes relacionadas à construção. Confira!
Abastecimento de água
O ideal para um edifício verde é que a estrutura tenha sistemas e mecanismos que permitam o abastecimento com água da chuva, para fins não potáveis, como limpeza e utilização em banheiros. Dessa forma, o recurso hídrico é utilizado de forma sustentável. Uma alternativa para não permitir o consumo excessivo desse recurso é instalar torneiras e descargas inteligentes.
Energia limpa
A questão energética também é uma grande preocupação das construções sustentáveis. O aproveitamento máximo de luz e ventilação natural é fundamental para os edifícios verdes, assim como a eficiência de todos os aparelhos eletroeletrônicos em funcionamento e do sistema de iluminação. Para gerar o menor impacto sobre o meio ambiente, alguns projetos aproveitam para produzir energia a partir de resíduos e até de pequenas hidrelétricas.
Qualidade do ar
A condição do ar circulante é uma das grandes preocupações das construções verdes. Para reduzir e até eliminar a circulação de gases e poluentes atmosféricos no ambiente, é preciso realizar manutenção periódica em dutos e aparelhos de ar-condicionado.
Descarte do lixo
As construções sustentáveis devem incluir programas de coleta seletiva de lixo em seu interior e de gerenciamento desses resíduos que podem, posteriormente, ser aproveitados para outras finalidades e causar menos impacto no meio ambiente. Além disso, a iniciativa promove uma conscientização ambiental em seus frequentadores.
Fonte: educamaisbrasil.com.br
COMENTÁRIOS