Postado em sábado, 19 de agosto de 2023
às 08:08
Estudantes pintam muro de escola em ação da Copasa em Areado
Iniciativa integra o Programa Chuá Socioambiental, que promove atividades lúdicas entre alunos sobre sustentabilidade.
Estudantes da cidade de Areado, no Sul de Minas, participaram na sexta-feira (18/8) da ação “Arte Chuá nas Escolas”. Sob a orientação de artistas plásticos, aproximadamente 60 alunos do 5º ano das escolas Doutor Joaquim Ribeiro Pereira e Doutor José Custódio de Oliveira pintaram nos muros das instituições desenhos feitos por eles durante as aulas sobre meio ambiente.
A iniciativa integra o Programa Chuá Socioambiental, promovido pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), com foco em atividades lúdicas que trabalham a sustentabilidade ambiental alinhadas à conscientização sobre a importância da preservação e recuperação dos mananciais.
As ilustrações feitas pelos estudantes e agora reproduzidas nos muros das escolas beneficiadas pelo programa Chuá Socioambiental refletem o aprendizado dos estudantes acerca do caminho percorrido pela água até que ela chegue às torneiras das residências.
“Com o projeto Chuá, a gente aprendeu muitas coisas sobre nascentes e como cuidar do meio ambiente. Estou amando pintar a parede da minha escola, porque vai ficar uma lembrança muito legal. E com o assunto adquirido nas aulas, vou levar para minha vida e conseguir economizar água”, disse Eliza Ferreira de Ávila, que tem 11 anos e é aluna da Escola Municipal Doutor José Custódio de Oliveira.
“Estou gostando muito de participar do projeto Chuá, de pintar o muro. Estou gostando de tudo”, disse Mikaelly Vitória dos Anjos Antônio Reis, 11 anos, aluna da Escola Municipal Doutor Joaquim Ribeiro Pereira.
A atividade também teve uma avaliação bastante positiva da secretária Municipal de Educação de Areado, Estela de Lima Silveira. “Por meio do Colmeia e do Chuá, as crianças têm a oportunidade de ter acesso à educação sanitária, educação ambiental, conhecer um pouco as nossas nascentes, conhecer de onde vem a nossa água e isso para é extremamente importante”, destacou.
Ela também ressaltou a importância do contato dos estudantes com os artistas plásticos no trabalho de criação dos desenhos e também na pintura dos muros das escolas. “Queria falar também da relevância dos trabalhos dos artistas que fizeram as oficinas com as crianças nas escolas e tiveram a oportunidade de estarem interdisciplinando os conteúdos de artes com os conteúdos de educação ambiental. Só tenho a agradecer. Estou encantada com o envolvimento das crianças com o projeto”, disse.
Dedicação e recompensa
A pintura dos muros é uma premiação pelo ótimo desempenho que as escolas alcançaram durante atividades realizadas dentro do Chuá Socioambiental ao longo do ano letivo de 2018. A ação deveria ter acontecido em 2020, mas precisou ser interrompida em razão da pandemia da covid-19.
Entre as atividades que levaram as escolas a receber a pintura dos muros e também o Selo Chuá de Escola Amiga do Meio Ambiente, entregue em 2018, os alunos participaram de gincanas com etapas relacionadas à reflexão e ao cuidado com o meio ambiente, como por exemplo a Feira do Desapego, com o objetivo de incentivar a doação e a troca de objetos em bom estado de conservação e que ainda podem ser reutilizados; a Feira Verde, com a troca de mudas de plantas; a campanha Lacre do Bem, quando foram arrecadados lacres de alumínio utilizados na troca por cadeiras de rodas para doação; e da arrecadação de óleo de cozinha usado, evitando que ele fosse descartado de forma inadequada no meio ambiente.
Sobre o Programa Chuá Socioambiental
Criado em 2017, o Chuá Socioambiental amplia a consciência ambiental dos alunos. O programa integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.
O programa também está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. No caso, o Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 (Água e Saneamento), que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento.
COMENTÁRIOS