Postado em terça-feira, 27 de julho de 2021
às 12:12
Prefeitura de Alfenas anuncia parceria internacional com foco na primeira infância
Parceria tem como objetivo elaborar políticas públicas visando a primeira infância.
Da Redação
A partir deste mês, Alfenas integra a Urban 95, inciativa presente em 8 países que apoia a criação e implementação de políticas públicas para crianças e famílias em 24 cidades no Brasil. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Alfenas em seu site oficial.
De acordo com o governo local, o programa apoia as cidades a pensar no planejamento urbano com base na seguinte pergunta: “Se você tivesse 95 cm de altura (a altura média de uma criança de três anos), o que você faria diferente na cidade?”.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Alfenas, a municipalidade vai receber suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar um plano municipal e promover ações de requalificação de espaços públicos, mobilidades para famílias, gestão de dados e melhoras de serviços para primeira infância.
Por quê investir na primeira infância?
O retorno econômico do investimento nos primeiros anos de vida já foi comprovado, de acordo com James Heckman, Prêmio Nobel de Economia. A cada dólar gasto nos primeiros anos de vida de uma criança há um retorno anual de mais 14 centavos ao longo de toda sua vida.
A Prefeitura de Alfenas aponta ainda que investir no começo da vida traz um retorno mais alto, mais duradouro e mais eficiente do que em qualquer outro momento. Também é uma forma de reduzir desigualdades, já que o investimento em crianças em situação de vulnerabilidade é um dos caminhos para romper o ciclo da pobreza.
“Por isso, oferecer um bom começo de vida para as crianças pequenas é um dos melhores investimentos que uma cidade pode fazer. E Alfenas está fazendo a sua parte para que seus espaços, serviços e programas atendam melhor a primeira infância”, diz o texto publicado no site da Prefeitura de Alfenas.
“A missão da Urban95 é promover e compartilhar experiências que incentivam o desenvolvimento da primeira infância, sob a perspectiva de que todos merecem um bom começo. As políticas públicas se concretizam para as crianças no território, onde elas vivem e se desenvolvem”, diz Claudia Vidigal, representante da Fundação Bernard Van Leer no Brasil.
A experiência da Urban95 no Brasil
Os novos membros da iniciativa Urban95 passaram por um processo seletivo, que levou em conta aspectos como comprometimento do gestor, diversidade, intersetorialidade, e políticas para primeira infância e transparência.
As cidades que entraram para a iniciativa são: Alcinópolis (MS), Alfenas (MG), Benevides (PA), Canoas (RS), Cascavel (PR), Mogi das Cruzes (SP), Paragominas (PA), São José dos Campos (SP), Sobral (CE), Teresina (PI), Uruçuca (BA).
Esses municípios se juntam a outros 13 que já estão implementando ações e projetos para a primeira infância em seus territórios com apoio da Urban95, entre eles, Fortaleza (CE), Recife (PE) e São Paulo (SP).
A Urban95 é uma iniciativa da Fundação Bernard Van Leer presente em oito países. No Brasil, conta com 14 parceiros, entre eles o ICS (Instituto Cidades Sustentáveis) e o CECIP (Centro de Criação e Imagem Popular), instituição responsável pela integração das novas cidades à iniciativa. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site da Urban95.
COMENTÁRIOS