Postado em segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021
Terapia com animais: Mais qualidade de vida para internados
Veja como a terapia com animais pode mudar a vida de pessoas internadas, especialmente crianças.
A terapia com animais traz mais qualidade de vida, esperança, motivação e felicidade para os internados. Além disso, atua diretamente na sociabilidade e até mesmo na coordenação motora dos pacientes.
Para entender tudo sobre o assunto, acompanhe este conteúdo e fique por dentro!
Como funciona a terapia com animais?
A terapia com animais tem por objetivo estimular, motivar e desenvolver os pacientes internados, para que assim consigam criar suportes emocionais mais saudáveis para o enfrentamento da doença.
A companhia do pet pode ainda auxiliar no encorajamento, no caso de crianças, além de estimular a interação, sociabilidade e diminuir o estresse e a ansiedade.
Este tipo de terapia é feito com o auxílio de profissionais qualificados que utilizam a companhia animal de maneira estratégica, para que a intervenção aconteça da melhor forma possível.
O porte e a raça do animal pode variar de acordo com o objetivo do tratamento.
Quais os benefícios da terapia com animais?
Os benefícios da terapia com animais são diversos, e podemos destacar logo a seguir:
1- Melhora a interação e a sociabilidade
Como mencionamos no começo de nosso artigo, a sociabilidade e a interação é estimulada a partir da companhia do pet.
Este tipo de interação pode acontecer entre uma criança e o cão, ou até mesmo como um meio de fazer com que o pequeno adoecido interaja com o médico, por exemplo.
2- Auxilia na coordenação motora
Pacientes com mobilidade limitada pode ter o auxílio de cães para melhorar os movimentos e exercitar-se ao ar livre.
A prática de exercícios é estimulada de uma forma leve, natural e que provém benefícios psicológicos para o paciente, devido à conexão com o pet.
3- Diminui sentimentos de solidão
Muitas vezes os pacientes internados podem ter as sensações de abandono e solidão bem aflorados. Isso acontece por conta de todo o isolamento, especialmente em casos mais graves e que fragilizam ainda mais a saúde do enfermo.
Entretanto, a companhia de um amigo de quatro patas pode diminuir essa sensação, elevando a qualidade de vida do paciente.
4- Motivação e esperança sendo estimuladas
Ter a motivação em dia, estando internado, não é a coisa mais simples do mundo. A esperança também pode dar espaço para o medo, fazendo com que as sensações de prazer e felicidade praticamente sejam extintos da vida do doente.
Em contrapartida, a terapia com animais é capaz de trazer uma nova atmosfera para o sujeito internado. Há a possibilidade de criar um clima de esperança, além de motivar o paciente.
Sendo que este tipo de incentivo é imprescindível para garantir a saúde mental e, de quebra, fortalecer todo o organismo.
5- Cumplicidade e companheirismo
A terapia com animais pode melhorar a qualidade de vida do paciente a partir do momento que este encontrará no pet um verdadeiro suporte baseado em cumplicidade e companheirismo.
Terapia com animais: Uma forma de tratar com amor
Os animais podem ser uma verdadeira dose de amor diário para pessoas que sofrem de doenças graves e se mantêm internadas.
É a partir destas interações que elas podem receber um suporte emocional incrível, além de se sentirem pertencentes a este mundo.
Com isso, a motivação é trabalhada e a felicidade começa a entrar novamente na vida e na rotina dessas pessoas, auxiliando, inclusive, no aumento da imunidade.
Fonte: Noticias Concurso