Postado em segunda-feira, 16 de novembro de 2020

6 benefícios da corrida de rua para a saúde

Os benefícios da corrida de rua vão muito além da performance ou mesmo perda de peso. Confira quais são


 6 benefícios da corrida de rua para a saúde. Crédito: Divulgação/canva
A importância da pratica de atividades físicas é bem evidenciada na literatura, mas não precisa ser um estudioso para entender como a atividade física, em especial a corrida, faz bem para os praticantes.
Os benefícios vão muito além da performance ou mesmo perda de peso. Sua prática sistemática melhora indicadores como humor, condicionamento físico, bem-estar, socialização, entre outros.

Abaixo selecionamos alguns benefícios que certamente farão você pensar como a corrida pode te ajudar a ter um dia mais produtivo e feliz:

1.Diminui o estresse

Quando corremos sensibilizamos alguns hormônios, principalmente um neurotransmissor chamado serotonina, que é um maestro e tem a função de controlar as emoções, humor, influenciar as habilidades motoras e de trabalho, no processo digestivo e fluxo sanguíneo.

2.Aumenta a capacidade cardiovascular.
A prática regular da corrida de rua melhora o condicionamento do músculo cardíaco, fortalecendo e principalmente gerando adaptações importantes entre elas a capilarização.

3.Diminui os níveis de colesterol.

Auxilia na melhora dos marcadores bioquímicos do sangue, entre eles o colesterol que é utilizado como energia, diminuindo assim a sua concentração na corrente sanguínea e consequentemente o acúmulo na parede das artérias.

4.Auxilia na perda de peso.

Uma das principais fontes de energia para as atividades aeróbias, em especial a corrida, são os ácidos graxos, moléculas de gordura rica em energia, mas em quantidade elevada no corpo traz alguns agravos a saúde das pessoas.

5.Aumenta a disposição física

Dificilmente você encontrará um corredor ou praticante de atividade física cansado, se comparado a um sedentário. Observe em seu ciclo social, como por exemplo na empresa: quem faz uma atividade física está sempre mais disposto a ajudar, pegar um café, o xerox, organizar um evento, mobilizar os colegas para fazer um trabalho voluntario e claro, participar de uma corridinha no domingo ou um treino às 6 da manhã.

6.Reduz os sintomas da depressão e ansiedade.

Um dos responsáveis pelo possível aumento e maior incidência dos casos de depressão é a pouca sensibilização da serotonina. A corrida consegue fazer com que a sensibilização desse neurotransmissor aumente na corrente sanguínea, dando a sensação de bem-estar, minimizando os efeitos da depressão.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: RUNOn



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, eu aceito