Postado em sexta-feira, 24 de abril de 2020
às 09:31
Como arrumar emprego pelo LinkedIn? Veja 17 dicas
Use a plataforma profissional para encontrar o seu próximo trabalho.
Descubra como arrumar um novo emprego pelo LinkedIn, explorando todos os recursos disponíveis. Essa rede social permite ampliar a sua rede de contatos e aproveitar grandes oportunidades sem correr o risco de ficar “queimado”.
O LinkedIn é a maior plataforma de publicações profissionais do mundo. Essa rede social reúne milhões de usuários, que publicam artigos diariamente, negociam salários e, é claro, buscam por novas oportunidades de emprego.
Os recrutadores não se limitam mais aos currículos impressos ou cadastrados na área de “Trabalhe Conosco” nos sites das empresas. Eles gostam mesmo de consultar o LinkedIn, pois a rede social é considerada uma verdadeira “vitrine” do candidato.
Dicas para arrumar um novo emprego pelo LinkedIn
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Jobvite Recruiter Nation, o LinkedIn é utilizado por 87% dos recrutadores na hora de pesquisar candidatos para vagas de emprego. Tanto um profissional experiente quanto um estudante deve ter perfil nessa rede social para fazer contatos e buscar oportunidades de trabalho.
A rede social LinkedIn, quando bem usada, é uma poderosa ferramenta na busca por empregos pela internet. Ela também ajuda a criar uma boa rede de contatos profissionais e com isso aumenta as possibilidades de sucesso no mercado de trabalho.
Veja, abaixo, como arrumar um novo emprego pelo LinkedIn:
1 – Escolha uma foto com boa qualidade
Perfis com fotos no LinkedIn são 21 vezes mais vistos. Por isso, escolha uma foto de boa qualidade para colocar na imagem de perfil. Ela deve ser condizente com o tipo de ambiente de trabalho do profissional.
2 – Use o espaço do título com sabedoria
No Linkedin, assim como em outras redes sociais, você pode alterar o título do perfil. Uma sugestão é torná-lo mais notável, como se fosse uma manchete. O headline tem 120 caracteres disponíveis, portanto, não desperdice esse espaço.
Quem está procurando por emprego no LinkedIn deve incluir os seguintes itens no título:
- Área de especialidade;
- Tempo de experiência;
- Disponibilidade.
Para entender melhor como deve ser o título do seu LinkedIn, veja os exemplos abaixo:
Gestor de Projetos Bilíngue (Inglês e Espanhol) – 10 Anos de Experiência em gestão de equipes de tecnologia.
Secretária Executiva – mais de 15 anos de experiência em suporte a CEOs, Presidentes e Diretores de multinacionais.
3 – Preencha o cabeçalho corretamente
O cabeçalho deve conter informações que reflitam os objetivos profissionais. Falar sobre as competências adquiridas ao longo da carreira, de forma breve, também é interessante.
4 – Otimize o perfil para os motores de busca
O seu perfil profissional no LinkedIn deve estar otimizado para os motores de busca, pois assim ele será encontrado com mais facilidade nas pesquisas realizadas pelos recrutadores.
Experimente customizar a URL com o seu nome completo e inclua palavras-chaves no resumo, ou seja, termos relacionados a área de atuação. Não se esqueça de que um perfil completo tem maiores chances de ser visualizado pelas empresas.
5 – Capriche no resumo
O resumo no LinkedIn deve ser capaz de responder uma pergunta muito comum nas entrevistas de emprego: quem é você profissionalmente?
Elabore um texto com no máximo 300 palavras, contando de forma resumida a sua trajetória profissional, em primeira pessoa e com verbos ativos. Como já foi dito na dica anterior, não se esqueça de incluir palavras-chaves.
O resumo é a parte do LinkedIn onde você pode contar alguns detalhes sobre a sua carreira. Fale sobre conquistas, descreva os trabalhos realizados e mostre quais são as suas áreas de interesse para os outros usuários.
6 – Dê uma atenção especial ao item Experiências
Utilizando palavras-chaves, descreva as funções que você ocupou nos empregos anteriores. Contudo, vá além de incluir apenas o nome da empresa, o cargo e o período.
Aposte em vídeos, infográficos, apresentações e outros recursos audiovisuais para mostrar o seu trabalho.
7 – Liste as habilidades
Preencher corretamente a parte de “Habilidades e Conhecimentos” é outro ponto que faz toda a diferença no perfil do LinkedIn. É nessa seção que o empregador descobre o que você pode fazer, portanto, não a ignore.
Há mais de 45 mil habilidades para escolher e deixar o perfil mais completo.
8 – Inclua trabalhos voluntários no perfil
Incluir os trabalhos voluntários no perfil do LinkedIn é uma forma de apresentar os valores pessoais aos recrutadores. O voluntariado é tão importante quanto a experiência formal no mercado de trabalho. Você também pode aproveitar esse espaço para incluir as causas que apoia.
9 – Seja um produtor de conteúdo
O LinkedIn tem uma ferramenta de postagens, que permite transformar o perfil em um verdadeiro blog. Experimente fazer publicações sobre a sua área de atuação e fique mais conhecido entre as suas conexões. Lembre-se: um produtor de conteúdo tem muito mais alcance na rede.
10 – Mantenha o perfil atualizado
Não deixe o seu perfil no LinkedIn esquecido. Você deve atualizá-lo constantemente, incluindo informações sobre trabalhos e formação. Também é interessante atualizar a foto de perfil a cada 4 meses.
11 – Participe de grupos
O LinkedIn mostra aos seus usuários sugestões de grupos, que abordam temas relacionados às palavras-chaves de maior interesse. A sua participação é muito importante para debater assuntos profissionais e até mesmo encontrar anúncios de vagas de emprego.
12 – Nada de falar sobre a vida pessoal
Deixe para falar sobre a vida pessoal no Facebook, Twitter ou Instagram. O LinkedIn é uma rede social exclusiva para a vida profissional.
13 – Interaja com suas conexões
Não seja “mais um cadastro” no LinkedIn. Você deve interagir com as suas conexões e buscar novos contatos relacionados a sua área profissional. Não sabe como interagir? É simples: comente as publicações e parabenize os colegas pelas suas conquistas.
14 – Use a função de pesquisa
O LinkedIn pode ajudar a encontrar vagas de emprego, desde que você utilize o mecanismo de pesquisa. O buscador dessa rede social é potente e encontra várias opções em instantes, como trabalhos, grupos e pessoas relacionadas. A variedade de filtros também facilita muito a vida de que procura por uma vaga específica.
15 – Tenha perfis em mais de um idioma
Não se limite a criação de uma única página português. Crie o seu perfil em outros idiomas, mas sempre usando uma mesma URL.
O próprio LinkedIn tem uma ferramenta útil para isso. Clique na seta ao lado do botão “ver perfil como” e escolha a opção “criar perfil em outro idioma”. Feito isso, é só traduzir as informações.
16 – Adicione um plano de fundo
O LinkedIn oferece vários recursos favoráveis para criar a sua marca, como a opção de trocar o plano de fundo. Escolha uma imagem que tenha a ver com a sua atividade profissional. Quem trabalha com tecnologia, por exemplo, pode incluir a foto de um laptop.
17 – Solicite recomendações
Os recrutadores querem saber o que os outros pensam a respeito do seu trabalho. Portanto, solicite recomendações aos ex-colegas e ex-supervisores
Caprichando na elaboração do perfil, você aumenta as suas chances de arrumar um novo emprego pelo LinkedIn. Uma página bem escrita e detalhada demonstra que o profissional tem interesse, preocupação com a carreira e dedicação.
Fonte: ViaCarreira
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