Postado em quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
às 20:08
Atualizada em sábado, 29 de fevereiro de 2020
às 18:48
Primeiro caso suspeito de coronavírus em Alfenas é registrado
A paciente viajou para a Itália e retornou há cerca de oito dias.
Da Redação
O primeiro caso suspeito de paciente com coronavírus foi registrado em Alfenas. A informação foi confirmada oficialmente pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde de quinta-feira. A paciente, de 28 anos, foi submetida a exames e segue internada em observação.
De acordo com uma nota da Prefeitura de Alfenas, a jovem chegou de uma viagem da Itália há cerca de oito dias e deu entrada no Hospital Santa Casa (HSC) com sintomas que podem ser do coronavírus. Segundo a nota, ela não tem indicação de internação, mas a equipe de saúde achou prudente deixá-la sob observação médica por 14 dias. Ela está em uma área isolada do hospital e a família está sendo monitorada.
Os resultados dos exames, que poderão comprovar ou descartar o coronavírus, devem ficar prontos dentro de uma semana, segundo expectativa da Secretaria de Saúde. Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após a confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não aconteceu.
A paciente deve ser transferida para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), em Pouso Alegre, referência regional para esse tipo de caso. Na quarta-feira, três pacientes de Varginha, que também haviam chegado de uma viagem a Itália, foram transferidas para Pouso Alegre, onde seguem em observação. No Sul de Minas, seis casos estão sob investigação.
“A população pode ficar tranquila. Não mediremos esforços e todos e quaisquer investimentos serão feitos para garantir a segurança de todos”, diz a nota divulgada pela Prefeitura de Alfenas.
Essa semana foi registrado o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Trata-se de um paciente de São Paulo, que esteve na Itália recentemente.
Em tempo
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Alfenas para verificar sobre a transferência da paciente para o HCSL, em Pouso Alegre. Segundo a Prefeitura, a transferência foi solicitada, mas até esse sábado não havia ocorrido.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS