Postado em terça-feira, 13 de agosto de 2019 às 10:26

Água de berinjela faz bem à saúde? Guia esclarece poderes ´milagrosos´ da receita

Reza a lenda que a água de berinjela diminui o colesterol e ainda emagrece.


Reza a lenda que a água de berinjela é milagrosa: ela ajuda a emagrecer, melhora o funcionamento do intestino e, de quebra, diminui os níveis de colesterol no sangue e reduz o risco de pressão alta.

A berinjela é, inegavelmente, um alimento saudável e benéfico para a nossa saúde, mas fazer a infusão da hortaliça na água e bebê-la diariamente vai trazer pouquíssimo benefício para o corpo.

A grande procura pela tal da ”água de berinjela” motivou o Ministério da Saúde a publicar um documento esclarecendo o mito que é amplamente divulgado na internet.

O guia “Desmistificando dúvidas sobre Alimentação e Nutrição”, publicado com o intuito de ser um material de apoio ao profissional de saúde, informa que a berinjela é uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais, além de ter um efeito popularmente conhecido como redutor do colesterol no sangue.

Ela é rica em antocianinas, um antioxidante que contribui para a redução do colesterol total e aumenta o colesterol “bom” (HDL).

Porém, a maioria dos estudos relacionados à berinjela foi conduzida em animais e avaliou seu efeito a partir de amostras de formatos distintos, como extrato, desidratada, suco ou chá. Segundo o guia, por isso, “não é possível identificar a quantidade de berinjela necessária para efeitos benéficos em humanos.”

O guia ainda alerta que a berinjela não deve ser recomendada como opção terapêutica e não deve substituir, em nenhuma hipótese, medicamentos.

Benefícios da berinjela
Porém, a introdução da berinjela na alimentação balanceada é bem-vinda. Cerca de 80 gramas de berinjela crua tem apenas 20 calorias, sendo 5 gramas de carboidratos, 3 gramas de fibras e 1 grama de proteína. Ela também possui potássio, vitamina K, vitamina C, manganês e folato.

A berinjela também é rica em antioxidantes que protegem o corpo do envelhecimento, combatendo os radicais livres. Estes antioxidantes podem também prevenir tipos de doenças crônicas, como doenças cardíacas e até câncer.

A berinjela também ajuda a diminuir o açúcar no sangue. Isso acontece principalmente porque elas são ricas em fibras, que passam intactas pelo sistema digestivo.

A fibra pode reduzir o açúcar no sangue, diminuindo a taxa de digestão e absorção de açúcar no corpo. A absorção mais lenta mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis ​​e evita picos de insulina. De quebra, a fibra também ajuda a manter a saciedade por mais tempo.

Fonte: Huff Post Brasil



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