Postado em quarta-feira, 3 de julho de 2019
às 23:11
Pompilio Canavez se filia ao PV de olho em 2020
Ex-deputado assinou sua filiação ao PV e não descarta a disputa pela Prefeitura de Alfenas: “é uma possiblidade em aberto”.
Alessandro Emergente
O ex-deputado e ex-prefeito Pompilio Canavez oficializou, nesta quarta-feira, a sua filiação ao PV durante uma solenidade em Belo Horizonte. O nome de Pompilio é uma aposta do Partido Verde para uma eventual disputa pela Prefeitura de Alfenas em 2020.
A cerimônia de filiação foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), e por lideranças da executiva estadual. Os vereadores André Prado (Pouso Alegre) e Ricardo Zambrana (Itajubá) também estavam presentes e são vistos pelo partido como alternativas viáveis para disputa de prefeituras em cidades consideradas estratégicas no Sul de Minas.
Patrus, com quem Pompilio tinha relacionamento político durante seu mandato na ALMG, foi um dos articuladores da ida do ex-prefeito de Alfenas para o PV. Segundo Pompilio, o convite foi feito pela primeira vez em 2018, quando teve o seu nome sondado para disputar uma vaga na ALMG.
Na época, o ex-prefeito acabou sendo filiado no PROS pelo deputado federal Weliton Prado, que tem origem no PT. A intenção era lançar Pompilio na disputa pela ALMG, mas a candidatura não se viabilizou.
Bastidores
O nome de Pompilio tem sido visto nos bastidores como uma possível alternativa para disputa pela Prefeitura de Alfenas em 2020. Ele tem conversado com lideranças locais e atraído alguns militantes insatisfeitos com a atual gestão, com os quais possui proximidade ideológica.
No final da tarde, o deputado estadual Inácio Franco (PV) publicou nas redes sociais a filiação de Pompilio à legenda. “Pompilio começa a construir em Alfenas um projeto para o futuro do município nas próximas eleições. Temos certeza que a sua experiência, liderança e prestígio com a população alfenense serão fatores decisivos nessa caminhada”, postou.
“Possibilidade em aberto”
A reportagem do Alfenas Hoje entrou em contato, por telefone, com Pompilio no final da tarde de quarta-feira. Questionado sobre uma eventual candidatura em 2020, o ex-deputado não descarta e diz que essa é “uma possibilidade em aberto”. Disse que está disposto a colocar sua energia para um debate político para construção de um projeto para Alfenas e região.
Sobre a escolha do PV como destino, o ex-prefeito afirmou que há uma ideologia coincidente entre ele e a legenda, que possui como uma de suas bandeiras a defesa pelo meio ambiente. “A luta verde tem a ver com a minha trajetória”, declarou.
O ex-prefeito de Alfenas citou vários episódios recentes envolvendo o meio ambiente, como as tragédias em Brumadinho e em Mariana e o aquecimento global, como uma discussão fundamental. “Que planeta vamos deixar para o futuro? Esse debate precisa ser feito”, afirmou.
Pompilio foi prefeito de Alfenas por dois mandatos seguidos. Mas em 2010 deixou o comando da Prefeitura para disputa da ALMG e acabou eleito. Em seu lugar assumiu o então vice-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT). Em 2014 não conseguiu a reeleição para ALMG.
A trajetória política de Pompilio foi pelo PT. Mas após o rompimento político com o Luizinho acabou deixando o PT e se filiou ao PCdoB. Após uma rápida passagem pelo PROS, o ex-prefeito chega ao PV.
Além de Pompilio, outros nomes têm sido cogitados para uma eventual disputa em 2020 pela Prefeitura de Alfenas. Entre os nomes cotados estão o do atual prefeito que buscaria a reeleição e o de Amadeu Peloso (PDT), filho do ex-prefeito Maurílio Peloso (PDT).
COMENTÁRIOS