Postado em quarta-feira, 3 de julho de 2019 às 23:11

Pompilio Canavez se filia ao PV de olho em 2020

Ex-deputado assinou sua filiação ao PV e não descarta a disputa pela Prefeitura de Alfenas: “é uma possiblidade em aberto”.


Alessandro Emergente

O ex-deputado e ex-prefeito Pompilio Canavez oficializou, nesta quarta-feira, a sua filiação ao PV durante uma solenidade em Belo Horizonte. O nome de Pompilio é uma aposta do Partido Verde para uma eventual disputa pela Prefeitura de Alfenas em 2020.

A cerimônia de filiação foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), e por lideranças da executiva estadual. Os vereadores André Prado (Pouso Alegre) e Ricardo Zambrana (Itajubá) também estavam presentes e são vistos pelo partido como alternativas viáveis para disputa de prefeituras em cidades consideradas estratégicas no Sul de Minas.

Entre os deputados Inácio Franco e Agostinho Patrus, Pompilio Canavez é anunciado pelo PV (Foto: Divulgação)

Patrus, com quem Pompilio tinha relacionamento político durante seu mandato na ALMG, foi um dos articuladores da ida do ex-prefeito de Alfenas para o PV. Segundo Pompilio, o convite foi feito pela primeira vez em 2018, quando teve o seu nome sondado para disputar uma vaga na ALMG.

Na época, o ex-prefeito acabou sendo filiado no PROS pelo deputado federal Weliton Prado, que tem origem no PT. A intenção era lançar Pompilio na disputa pela ALMG, mas a candidatura não se viabilizou.

Bastidores


O nome de Pompilio tem sido visto nos bastidores como uma possível alternativa para disputa pela Prefeitura de Alfenas em 2020. Ele tem conversado com lideranças locais e atraído alguns militantes insatisfeitos com a atual gestão, com os quais possui proximidade ideológica.

No final da tarde, o deputado estadual Inácio Franco (PV) publicou nas redes sociais a filiação de Pompilio à legenda. “Pompilio começa a construir em Alfenas um projeto para o futuro do município nas próximas eleições. Temos certeza que a sua experiência, liderança e prestígio com a população alfenense serão fatores decisivos nessa caminhada”, postou.

“Possibilidade em aberto”

A reportagem do Alfenas Hoje entrou em contato, por telefone, com Pompilio no final da tarde de quarta-feira. Questionado sobre uma eventual candidatura em 2020, o ex-deputado não descarta e diz que essa é “uma possibilidade em aberto”. Disse que está disposto a colocar sua energia para um debate político para construção de um projeto para Alfenas e região.

Sobre a escolha do PV como destino, o ex-prefeito afirmou que há uma ideologia coincidente entre ele e a legenda, que possui como uma de suas bandeiras a defesa pelo meio ambiente. “A luta verde tem a ver com a minha trajetória”, declarou.

Pompilio Canavez esteve em BH para oficializar sua filiação ao Partido Verde (Foto: Divulgação)


O ex-prefeito de Alfenas citou vários episódios recentes envolvendo o meio ambiente, como as tragédias em Brumadinho e em Mariana e o aquecimento global, como uma discussão fundamental. “Que planeta vamos deixar para o futuro? Esse debate precisa ser feito”, afirmou.

Pompilio foi prefeito de Alfenas por dois mandatos seguidos. Mas em 2010 deixou o comando da Prefeitura para disputa da ALMG e acabou eleito. Em seu lugar assumiu o então vice-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT). Em 2014 não conseguiu a reeleição para ALMG.

A trajetória política de Pompilio foi pelo PT. Mas após o rompimento político com o Luizinho acabou deixando o PT e se filiou ao PCdoB. Após uma rápida passagem pelo PROS, o ex-prefeito chega ao PV.

Além de Pompilio, outros nomes têm sido cogitados para uma eventual disputa em 2020 pela Prefeitura de Alfenas. Entre os nomes cotados estão o do atual prefeito que buscaria a reeleição e o de Amadeu Peloso (PDT), filho do ex-prefeito Maurílio Peloso (PDT).



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.