Postado em quinta-feira, 6 de junho de 2019 às 08:08

Exames de sangue e urina poderão descobrir autismo precocemente

Pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, desenvolveram um método...


 Pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, desenvolveram um método baseado em exames de sangue e urina que ajudam no diagnóstico do Transtorno de Espectro do Autismo (TEA), condição que atinge 1 a cada 68 crianças no mundo, afetando o desenvolvimento cognitivo, comportamental e de interações sociais.

Os resultados publicados na revista Molecular Autism abrem as portas para a descoberta precoce do distúrbio, permitindo que as crianças tenham tratamento e cuidados muito mais cedo – o que significa melhor qualidade de vida no futuro.

Testes podem detectar autismo

Os cientistas analisaram amostras de sangue e urina de 38 crianças diagnosticadas com autismo, com idades entre 5 e 12 anos, e outras 31 crianças que não tinham o distúrbio. O estudo revelou que existem diferenças químicas entre os dois grupos, mais especificamente, uma relação entre o autismo e danos às proteínas encontradas no plasma sanguíneo.

Os pesquisadores encontraram níveis maiores de ditirosina (conhecido como um marcador de dano oxidativo no organismo) e outros produtos finais de glicação avançada nas amostras das crianças autistas. Estes testes resultaram em um diagnóstico de 92% de precisão para detectar os portadores de TEA.

Precisão do diagnóstico de autismo

Mesmo com descobertas animadoras, a comunidade científica colocou em cheque a exatidão dos testes para identificar o autismo. Especialmente pelas diferenças metabólicas existentes entre o grupo analisado em comparação com crianças menores.

Ainda serão realizados novos testes com número maior de participantes para ajudar a melhorar não só o diagnóstico precoce de autismo, como também colaborar para a revelação das causas.Hoje, acredita-se que fatores genéticos sejam responsáveis pelo autismo assim como uma combinação de condições ambientais e alterações durante a gravidez.


Fonte:Vix



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.