Postado em quinta-feira, 23 de maio de 2019 às 08:27

Pode tomar paracetamol e ibuprofeno juntos? Veja como os dois medicamentos atuam

Tanto o paracetamol quanto o ibuprofeno são analgésicos comuns, amplamente usados ​​em todo o mundo para aliviar dores comuns....


 Tanto o paracetamol quanto o ibuprofeno são analgésicos comuns, amplamente usados ​​em todo o mundo para aliviar dores comuns, como a cefaleia. Mas muito tem sido falado sobre seus benefícios e efeitos colaterais.

Diferenças entre paracetamol e ibuprofeno

O paracetamol é um analgésico prescrito para aliviar a dor leve a moderada, tal como dor de cabeça, dor de dentes, cólica menstrual, além de desconfortos causados por condições como a artrite ou osteoartrite. O paracetamol também é antitérmico e, portanto, eficaz na redução da febre.

O ibuprofeno também é analgésico e antitérmico, mas ainda tem efeito anti-inflamatório.

Ambos têm propriedades semelhantes, a indicação muda de acordo com a origem dos sintomas, se é causada por uma inflamação ou não. Em muitos casos, a prescrição médica indica o uso dos dois medicamentos alternadamente a fim de aliviar a dor leve ou moderada e reduzir a febre. Nenhum destes fármacos atua negativamente na eficácia do outro, nem ocorre um aumento nos efeitos colaterais.

Em qualquer caso, para um uso adequado, é importante consultar o médico para dissipar as possíveis dúvidas em relação às doses recomendadas, bem como a duração do tratamento alternativo com esses medicamentos.

É importante lembrar sempre que é essencial ler a bula e não exceder a dose recomendada para a idade e peso de cada indivíduo. Em caso de dúvida, ou se sentir algum sintoma de efeitos colaterais durante o tratamento, é essencial consultar um médico especialista.


Fonte:Vix