Postado em domingo, 6 de janeiro de 2019 às 15:03
Atualizada em domingo, 6 de janeiro de 2019 às 15:19

Unifal e Unifenas obtém escala 4 no IGC do MEC

O Índice Geral de Cursos, divulgado pelo MEC, apresenta as duas universidades com faixa 4 em escala que vai de 1 a 5.


Alessandro Emergente

As duas universidades, com câmpus em Alfenas, foram classificadas na faixa 4 do IGC (Índice Geral de Cursos), divulgado pelo Ministério da Educação, o MEC, no mês de dezembro. Divulgado anualmente, o IGC refere-se ao ciclo avaliativo de 2017 e leva em conta três aspectos: a nota da graduação, nota da pós-graduação e distribuição dos alunos.

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) obteve desempenho melhor no IGC contínuo, porém a classificação no IGC foi a mesma obtida pela Unifenas (Universidade José do Rosário Velano): faixa 4 numa escala que vai de 1 a 5.

Apenas três universidades no Estado aparecem na faixa máxima (5) do IGC: UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFV (Universidade Federal de Viçosa) e a UFLA (Universidade Federal de Lavras).

A Unifal e a Unifenas obtiveram a classificação 4 dada pelo Inep/MEC (Fotos: Arquivo/Alfenas Hoje)


A Unifal alcançou no IGC contínuo maior de 3,4662), acima dos 2,9651 conquistados pela Unifenas. O conceito médio da graduação da Unifal foi de 3,2925 e o da Unifenas, 2,9129.

Em Minas Gerais, a Unifal aparece com o 6° melhor desempenho no IGC contínuo. À frente estão: UFMG, UFV, UFLA, UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

O que é o IGC

O IGC é um indicador de qualidade das instituições de educação superior, calculado anualmente a partir de variáveis relacionadas ao ensino nos níveis de graduação e pós-graduação stricto sensu. O resultado de 2018 incluiu 2.056 instituições públicas e privadas de todo o país, sendo 102 universidades públicas. Os dados são do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Pelo indicador do MEC, instituições com IGC 4 e 5, faixas alcançadas pelas duas universidades com sedes em Alfenas, são consideradas “excelentes” e aquelas que não chegam a ter IGC faixa 3 não atingem os níveis satisfatórios exigidos pelo Ministério da Educação. Abaixo disso estão as faculdades e universidades em sinal de alerta: 278 instituições em todo o Brasil não atingiram índice satisfatório.

As universidades, faculdades e centros universitários com IGC menor do que 3 não podem expandir, ou seja, não podem construir novos campi, nem abrir cursos ou aumentar o número de vagas. Os cursos autorizados podem sofrer redução de vagas ou ter processos seletivos suspensos, após vistoria de especialistas. A tabela completa com o IGC de cada instituição pode ser obtida no site do Inep

Os dados do CPC divulgados no dia 18 de dezembro, pelo MEC, são da edição 217 e referem-se aos cursos Ciências Exatas, além dos de Licenciaturas e áreas afins, como Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Química, Pedagogia, Geografia, Sistema de Informação, entre outros.

Matemática na Unifal é destaque

Além do IGC, também foi divulgado pelo Inep o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação em uma escala de 1 a 5. O indicador é calculado com base no desempenho dos estudantes no Enade, no valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, no perfil do corpo docente e nas condições do processo formativo.

Entre os cursos, oferecidos nas unidades de Alfenas pelas Unifal e pela Unifenas, avaliados na edição 2017 o destaque foi Matemática, na Unifal. Foi o único a obter nota máxima: 5.

A maioria dos cursos da Unifal, em Alfenas, que foram avaliados obtiveram nota 4. São eles: Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciência da Computação (Bacharelado), Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Física (Licenciatura), História (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura).

Na Unifenas, unidade de Alfenas, Pedagogia (Licenciatura) e Engenharia Civil obtiveram nota 4. Já Ciência da Computação (Bacharelado) obteve nota 3.

Dois cursos na modalidade à distância da Unifal foram avaliados e tiveram nota 3. São os cursos EAD de licenciatura em Pedagogia e Química.

>>Confira a tabela com o IGC de todas universidades

>>Confira a tabela com o CPC de todas universidades



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.