Postado em terça-feira, 9 de outubro de 2018
às 14:11
Dicas básicas de etiqueta social e corporativa
Cuidar da imagem pessoal, analisar a hora certa de falar e escutar, ter postura e comportamento adequados diante das pessoas...
Cuidar da imagem pessoal, analisar a hora certa de falar e escutar, ter postura e comportamento adequados diante das pessoas… Em casa, na rua ou no trabalho, saber como agir nas situações cotidianas é fundamental para a boa convivência e para o intercâmbio de conhecimento, compreensão e confiança. Segundo o orientador de cursos do Senac em Minas, Maicon Rodrigues, existem regras de etiqueta para cada ambiente – doméstico, social e profissional – e todas são essenciais para o andamento dos processos coletivos.
Como explica o instrutor, a etiqueta é necessária para reduzir os conflitos e estabelecer o bom convívio. Segundo Maicon, fazem parte da etiqueta doméstica as regras de convivência utilizadas com familiares, amigos e vizinhos, como o uso das palavras que expressam gentileza: “por favor”, “obrigado”, “com licença”, entre outros. A etiqueta social é constituída pelas regras de convívio em sociedade, comportamento em festas, recepções e comemorações. Já a etiqueta profissional diz respeito à postura no ambiente de trabalho, que possui regras para o bom relacionamento dentro e fora das empresas, como trato com clientes, fornecedores e governo.
Mas como se comportar em cada ambiente? Em sociedade e no mundo corporativo, a falta de traquejo pode levar a situações embaraçosas, como também, a perdas significativas, inclusive de um bom negócio.
Etiqueta social: e agora?
Ao ser convidado para um evento social, formal ou informal, muitas dúvidas em relação ao comportamento podem surgir, como o que vestir, a que horas chegar, como se portar à mesa, a quem cumprimentar.
1. Prepare o seu look de acordo com o evento, dia e hora. Na dúvida, opte pelas cores clássicas ou tire fotos suas para conferir o resultado.
2. Chegar ao evento no horário marcado demonstra respeito e comprometimento.
3. Em casamentos, os cumprimentos aos noivos devem ser feitos desejando “felicidade”; evite o “parabéns”.
4. Ao cumprimentar anfitriões e convidados, no caso de se ter uma taça ou copo em mãos, mantenha-o na mão esquerda juntamente com um guardanapo.
5. Seja simpático e gentil, diga palavras agradáveis em qualquer situação.
6. Conhecer as regras básicas de etiqueta à mesa é fundamental. Procure com antecedência se familiarizar com tudo o que tem receio, para facilitar o manuseio.
7. Não fale de pessoas que você não conheça, a não ser que seja um elogio; elogios são sempre bem-vindos.
8. Pratique a escuta. Saiba ouvir e dar espaço para que as outras pessoas possam expressar suas opiniões.
9. Não mexa no celular enquanto estiver conversando com alguém.
10. Comunique-se corretamente. Olhe nos olhos, demonstre atenção no que a outra pessoa está falando, não se distraia durante a conversa e estabeleça um diálogo.
Etiqueta corporativa: cautela nunca é demais
Atentar-se aos excessos no ambiente de trabalho é fundamental para a harmonização dos processos e o aumento da produtividade. Escolher a roupa mais adequada, usar a comunicação de forma correta e seguir as regras para o uso do e-mail são estratégias eficazes.
1. Vista-se bem e de acordo com as regras da empresa. Isso é importante para mostrar que você compreende os valores da companhia em que trabalha.
2. Ao utilizar o telefone, cumprimente e identifique-se para agilizar a conversa, perguntando, em seguida, se a pessoa pode falar no momento.
3. Os pronomes de tratamento devem ser respeitados e utilizados diariamente por todos os colaboradores, bem como em conversas com clientes e outros públicos.
4. Em almoços de trabalho, saber utilizar corretamente o guardanapo, os talheres, as taças e os pratos demonstra traquejo social e pode causar uma boa impressão.
5. Seja cortês ao escrever um e-mail. Um texto mal digitado ou com erros de português demonstra desleixo e até falta de respeito para com o destinatário.
6. Se não for possível cumprir o compromisso no horário marcado, avise quanto ao atraso ou, em último caso, o cancelamento.
7. Ao chegar e ao sair, cumprimente todos que estiverem pelo percurso, seja com um aceno, uma fala, seguido ou não de um aperto de mão.
8. Ao cumprimentar, olhe nos olhos da outra pessoa.
9. Quando você passar por uma porta, veja se ninguém está vindo atrás. Se alguém estiver se aproximando, segure a porta para a pessoa passar.
10. Cuidado com a utilização de celulares no trabalho: evite ligações pessoais e, caso ocorram, busque um local privado, usando um tom de voz baixo.
Em todas as circunstâncias, o bom senso pode ser sempre utilizado e as gafes devem ser evitadas a todo custo, afastando mal-entendidos. Para isso, seja coerente no relacionamento com as outras pessoas. Viver em sociedade requer cumprimento de regras sociais e leis.
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