Postado em sábado, 1 de setembro de 2018
às 21:09
Clínica de especialidades médicas da Unifal inicia atendimentos à população
Serão oferecidas especialidades clínicas como cardiologia, pneumologia, hematologia, endocrinologia, infectologia, reumatologia e neurologia, além de especialidades cirúrgicas.
Da Redação
A Clínica de Especialidades Médicas (CEM), da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), dará início aos atendimentos à população a partir de segunda-feira (03). A clínica foi inaugurada em março na Unidade Educacional II, no bairro Santa Clara.
Inicialmente, serão oferecidas especialidades clínicas como cardiologia, pneumologia, hematologia, endocrinologia, infectologia, reumatologia e neurologia, além de especialidades cirúrgicas (cirurgia digestiva, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral e urologia).
De acordo com o coordenador da CEM, Roberto Conde, gradualmente haverá expansão de novas especialidades e da quantidade de consultas a serem atendidas diariamente.
Um centro gratuito de atendimento médico especializado
A Clínica de Especialidades Médicas foi construída em uma área de 3.890,40 m², na qual foram distribuídos, em dois pavimentos, 60 consultórios de especialidades médicas, seis salas de discussão, salas administrativas e um auditório com capacidade para 250 pessoas.
Segundo Conde, o funcionamento envolverá a participação dos professores e alunos inseridos no atendimento dos PSF’s e ambulatórios de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), gerenciados pela Prefeitura de Alfenas.
A Secretaria Municipal de Saúde ficará responsável pelo encaminhamento dos pacientes com necessidades de atendimento especializado. “Aqui serão realizadas consultas nas seis grandes áreas da Medicina (Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Saúde Mental e Medicina Familiar e Comunitária), especialmente, em ambulatórios especializados de doenças mais complexas, assim como exames diagnósticos ambulatoriais de Ultrassonografia”, explica o coordenador do CEM.
Conde ainda esclarece que outros exames especializados serão realizados na rede credenciada do sistema público municipal e, principalmente, no Hospital Santa Casa de Alfenas, hospital de referência de ensino da Universidade. “Os atendimentos da CEM serão de casos referenciados pelas unidades primárias e não de porta aberta, ou seja, não se trata de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Portanto, todos os pacientes a serem atendidos deverão ser referenciados pela rede básica municipal”, enfatiza.
COMENTÁRIOS