Postado em sábado, 6 de janeiro de 2018
às 12:12
Vendedores e escriturários representam 20% dos empregos formais
As profissões de vendedor e de escriturários se destacam no topo das ocupações em Alfenas.
As profissões de vendedor e de escriturários se destacam no topo das ocupações em Alfenas, sendo responsáveis, respectivamente por 2.275 e 1.808 vagas do total de 19.956 trabalhadores ocupados em 2015, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho. Essas duas ocupações representam mais de 20% das vagas com carteira assinada. Os dados foram levantados pelo projeto Imaginação Sociológica e o Sul de Minas, da Unifal-MG (Universidade Federal de Alfenas).
Os trabalhadores nos serviços de administração, conservação e manutenção de edifícios têm 1.294 postos de trabalho; e os condutores de veículos e operações de equipamentos de elevação e manutenção ocupam 953 vagas. Tais fatos revelam o perfil de cidade voltada ao comércio e aos serviços.
Na sequência aparecem os professores de ensino superior correspondendo a 832. Mesmo que Alfenas não seja uma cidade muito grande, nela existem duas universidades, o que explica o alto número de professores de ensino superior. Mas não é só, destaca-se ainda o contingente de professores em diversos níveis, somando um total de 1.586 profissionais, o que colocaria a profissão em terceiro posto mais ocupado na cidade.
As diferentes espécies de professores e os postos de trabalhos ocupados são: professores leigos no ensino fundamental e no profissionalizante (2), professores e instrutores do ensino profissional (8), professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissional (35), instrutores e professores de escolas livres (54), outros professores de ensino (89), professores do ensino médio (337), Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental (219), Professores do ensino superior (842). Percebe-se um vasto campo de atuação para aqueles que desejam se tornar professores em alguma área e também se compreende a ideia de uma cidade que tem em um de seus pressupostos de desenvolvimento a questão educacional.
Quem nunca teve dúvidas de qual profissão seguir? Pensando nessa questão, o projeto de extensão “A imaginação sociológica e o sul de Minas”, do curso de Ciências Sociais da Unifal–MG, extraiu dados sobre as profissões mais empregadas com carteira assinada da cidade de Alfenas, para o ano de 2015.
Outros números a serem considerados, principalmente para as pessoas que pensam em prosseguir seus estudos em nível superior, são os referentes a alguns dos cursos mais desejados pelos jovens. Por exemplo, a categoria engenheiro, arquitetos e afins empregam 49 pessoas e os profissionais de medicina chegam a 90.
Texto: Projeto A imaginação sociológica e o Sul de Minas/Unifal
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Escolas de Alfenas têm queda no Ideb pós-pandemia
- Mudanças na composição da população de Alfenas
- Taxa de analfabetismo dos municípios no Sul de Minas supera 6%
- Pessoas de baixa renda têm menos acesso às atividades de cultura no Sul de Minas
- Pesquisa da Unifal indica que jovens frequentavam mais os espaços públicos na região
COMENTÁRIOS