Postado em domingo, 12 de novembro de 2017
às 12:12
Projeto Redescobrir realizará homenagem ao personagem folclórico João Gostoso
Várias escolas da rede pública de Alfenas (tanto municipal quanto estadual) receberão ações do projeto no período de 20 a 26 de novembro.
Da Redação
O Projeto Redescobrir, neste mês de novembro, sairá em tour pela região do Sul de Minas com apresentações musicais e cênicas em comemoração à Semana da Consciência Negra. Várias escolas da rede pública de Alfenas (tanto municipal quanto estadual) receberão ações do projeto no período de 20 a 26 de novembro.
Outras duas cidades serão visitadas: Paraguaçu, no dia 17, e Areado, no dia 24. Nesta proposta artística será homenageado o folclórico personagem João Gostoso, que viveu nos anos 40 e 50 em Alfenas, com o espetáculo: “João Gotoso e o Toque da Viola do Povo”.
A partir de leituras das obras literárias regionais do escritor e cronista Clóvis Pereira, o professor Leandro de Souza e seus alunos recriaram algumas situações contadas pelo escritor, que transformou o personagem João Gostoso num marco folclórico da cidade.
Segundo Souza, João Gostoso está no imaginário popular de quem viveu na época dele. “Cabe a nós, representantes e ativistas culturais, cuidar da memória para que não se perca e, assim promover ainda mais, nossas raízes culturais, pois para entendermos o presente e potencializarmos nosso futuro, temos que conhecer de fato nosso passado”, disse o professor que explicou: “esta definição é um dos principais objetivos do projeto Redescobrir”.
Clóvis Pereira é autor de livros como “Alfenas Minha Terra Minha Gente, “Entre Alfenas e Barcelona”, “Crônicas da Minha Terra”, entre outros.
A proposta tem o apoio da Associação Beneficente Caritas de Alfenas, juntamente com o Programa Cidade Escola, da Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas.
Projeto Redescobrir
O Projeto Redescobrir nasceu em 2012 em parceria com a Associação Beneficente Cáritas de Alfenas, organização da sociedade civil que atua na prevenção de crianças e adolescentes com índice elevado de vulnerabilidade e risco social. Com isso, oferece aos participantes, aprendizagem e ensino de música, através dos instrumentos violão e flauta-doce.
Atualmente, o projeto é desenvolvido na Associação Beneficente Caritas de Alfenas, no Programa Cidade Escola (EMEIF/Professora Tereza Paulino da Costa) e na Escola Estadual Judith Vianna (projeto Integral).
As datas e locais das apresentações s serão as seguintes:
17/11/2017 – Teatro Municipal Donato Leite de Andrade – Paraguaçu – 09h30 (manhã)
24/11/2017 – Escola Municipal Dr. Joaquim Ribeiro Pereira – Areado - 08 horas da manhã
20 a 26/11 – Em escolas da rede pública municipal e estadual de Alfenas
COMENTÁRIOS