Postado em segunda-feira, 11 de julho de 2016 às 14:12

Prefeitura de Alfenas negocia repasse do ensino fundamental II para a rede estadual

O tema está sendo discutido e pode ter um desfecho nos próximos dias.


 Alessandro Emergente

A prefeitura de Alfenas discute com representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEE) a estadualização do Ensino Fundamental II no município. O tema está sendo discutido e pode ter um desfecho nos próximos dias.

Hoje, de acordo com o governo, há parte do Ensino Fundamental II (que corresponde do 6˚ ao 9˚ ano) sendo oferecido pelo Município e outra parte da rede já está com o Estado. A ideia, segundo fontes ouvidas pela reportagem, é repassar todo o ciclo II do ensino fundamental para a Secretaria Estadual de Educação.

A reportagem do AH tentou ouvir a Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre o assunto, mas representantes do governo apenas confirmaram que a discussão sobre a estadualização está em curso. Segundo a secretária-executiva da SME, Marilena Cristina Souza Andrade, pode haver uma definição até o final da semana e, somente a partir de uma decisão, o governo se manifestaria.

A Secretaria Estadual de Educação também foi procurada pela reportagem na última sexta-feira por meio de sua assessoria de imprensa. Mas, até a publicação desta reportagem, a SEE ainda não havia se manifestado para esclarecer o assunto.

Dúvidas e preocupações

O tema, que é tratado entre representantes dos governos municipal e estadual, tem causado preocupação e dúvidas aos profissionais da educação. Temendo represálias, eles preferem não se manifestarem publicamente. O destino dos professores concursados da rede municipal, que atuam no Ensino Fundamental II, causa apreensão aos profissionais.

Outro questionamento não esclarecido pelo governo é com relação a informação, não confirmada oficialmente, sobre o repasse do prédio da Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira (Polivalente) para o Estado. A Escola é considerada referência no Ensino Fundamental II na cidade e, se confirmada a estadualização desse ciclo de ensino, também pode ser repassada ao Estado.

O número de alunos envolvidos numa eventual mudança de gerenciamento do ensino fundamental e de profissionais envolvidos não foi informado.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.