Postado em domingo, 8 de novembro de 2015
às 22:45
Faltando menos de 2 minutos para o fim, Alfenas empata e conquista Copa Alterosa
O título veio, a menos de dois minutos para o final da partida, com o gol de empate, em 4 a 4, contra o Alfenense de Futsal.
Alessandro Emergente
A seleção de Alfenas conquistou neste domingo (8) um título inédito ao sagrar-se campeã da Copa Alterosa de Futsal. O título veio, a menos de dois minutos para o final da partida, com o gol de empate, em 4 a 4, contra o Alfenense de Futsal.
A partida foi no Ginásio Municipal Tancredo Neves, diante da torcida de Alfenas. Antes do apito inicial, houve um minuto de silêncio devido às mortes dos últimos dias, incluindo a ex-professora Maria das Graças de Oliveira (Dacha), a desportista Chica e Isabelle Carvalho, de um ano e meio, entre outros, informou o secretário municipal Fabiano Tamiett (Esporte e Lazer).
A equipe, treinada por Márcio Costa (Dunga), venceu a primeira partida das finais e entrou em quadra com a vantagem do empate. Uma derrota levaria a decisão para a prorrogação e, novamente, a vantagem era de Alfenas por ter feito a melhor campanha.
A seleção de Alfenas chegou a estar perdendo por 4 a 1, placar que se manteve até o 15 minutos do 2˚ tempo – foram dois tempos de 20 minutos cronometrados cada. Porém, nos últimos cinco minutos a equipe de Alfenas marcou três gols decisivos.
Durante a partida, o Alfenense, comandado pelo experiente técnico Luciano Assumpção (Arara), manteve a maior posse de bola. E até os 17 minutos, quando vencia por 4 a 2, parecia que levaria a decisão para a prorrogação. O técnico do Alfenense, mais uma vez, lançou mão de atletas de São Paulo. A exceção em quadra foi o goleiro Rafael Coca, de Alfenas.
Reforços
Para a decisão, o Alfenense ainda foi reforçado com mais dois atletas de fora de Alfenas (Vaguinho e Daniel) para compor o grupo, aumentando as opções durante a partida. O grupo se somou a Fuffy, Polegar, Zóio, Fabinho e Diones Butina. Todos esses de São Paulo e que há haviam atuado pelo Alfenense em partidas anteriores.
A seleção de Alfenas, que teve o apoio da grande maioria dos torcedores, entrou em quadra com uma camiseta escrito “100% Alfenas”, uma alusão ao grupo formado somente com atletas de Alfenas. A equipe entrou em quadra com Jhonatan Matiolo, Eduardo Mamão, Rogério Cebolinha, Renatinho e Rodriguinho. Durante a partida, Dunga usou atletas como Luiz Eduardo, Buguinho e o experiente Vinicius Formigão (que esteve a maior parte do tempo em quadra), uma das principais referências da equipe.
Os gols
A partida começou com o domínio do Alfenense que, aos 7 minutos, abriu o placar com um gol de Vaguinho, que aproveitou um passe de Butina para bater de frente para o gol de Matiolo. Mas, dois minutos depois, Formigão (de costas para o gol de Rafael Coca) recebeu um passe do goleiro Matiolo, virou e acertou um ótimo chute, empatando a partida.
Faltando 30 segundos para o final do 1˚ tempo, Butina recebeu na área e, com um toque, encobriu Matiolo, colocando o Alfenense novamente em vantagem: 2 a 1.
No 2˚ tempo, o Alfenense continuou mantendo a posse de bola e, aos 10 minutos, Vaguinho fez o segundo dele e o terceiro da equipe treinada por Arara. Aos 12 minutos, Butina fez 4 a 1, ampliando a vantagem do Alfenense.
A partir daí, Dunga adotou “goleiro-linha” e, aos 15 minutos, Buguinho acertou, de longe, e diminuiu para 4 a 2. Logo em seguida, Formigão acertou o travessão de Rafael Coca.
Emoção nos minutos finais
O terceiro gol de Alfenas veio dos pés de Formigão aos 17 minutos e, menos de 30 segundos depois, Rodriguinho acertou um chute pela direita do ataque, fazendo o “gol do título”. Houve muita comemoração da torcida e dos integrantes da seleção de Alfenas que entraram em quadra para festejar.
A partida chegou a ficar paralisada depois que torcedores jogaram água na quadra e, nesse intervalo, houve um princípio de bate-boca entre alguns atletas, mas a situação foi contornada.
O gol de Rodriguinho saiu faltando apenas 1 minuto e 50 segundos para o final. Depois disso, a seleção de Alfenas se fechou para evitar o quinto gol do Alfenense, que não saiu por muito pouco. Vaguinho, que já havia marcado dois gols, acertou a trave de Matiolo.
O Alfenense, que passou a atuar com o “goleiro-linha” nos segundos finais, tentou pressionar em busca do gol que levaria a disputa para a prorrogação. Faltando 26 segundos, Eduardo Mamão, capitão de Alfenas, se contundiu e teve que ser retirado carregado de quadra, aumentando ainda mais o drama da partida, que novamente ficou parada. Ao retornar, Alfenas recuperou a bola e Cebolinha quase fez faltando apenas cinco segundos para o fim.
Público
Mais de 640 torcedores acompanharam a final. Os organizadores registraram um público de 570 pagantes e 72 não pagantes (cortesias), totalizando uma renda de R$ 2.850,00.
A 19ª Copa Alterosa de Futsal foi realizada pela Associação Regional de Oficiais e Arbitragem (Aroa) em parceria com a TV Alterosa, do Grupo Diários Associados.
No ano passado, o Alfenense Futsal também chegou a final, mas ficou com o vice-campeonato ao perder por 1 a 0 para o TAC/Três Pontas. Na época, o time comandado por Arara tinha no elenco os atletas Rogério Cebolinha, Vinícius Formigão, Renatinho, Buguinho, Guigui e o goleiro Alexandre (Xandão). Todos esses foram campeões neste domingo com a seleção de Alfenas.
Após a partida, o gerente comercial da TV Alterosa, Fábio Borghi Rodrigues, anunciou os destaques da competição, que foram premiados. Entre os premiados estão Rogério Cebolinha/Alfenas (artilheiro com 21 gols), o goleiro Matiolo/Alfenas (defesa menos vazada), Diones Butina/Alfenense (revelação) e a equipe LTC/Lavras (Troféu Fair Play – equipe mais disciplinada).
Ficha Técnica
Alfenas: Jhonatan Matiolo, Eduardo Mamão, Rogério Cebolinha, Renatinho, Rodriguinho, Luiz Eduardo, Buguinho e Vinicius Formigão. Técnico: Márcio Costa (Dunga)
Alfenense: Rafael Coca, Fuffy, Vaguinho, Polegar, Zóio, Butina e Fabinho/SP. Técnico: Luciano Assumpção (Arara)
Gols: Vaguinho/Alfenense (7 min/1˚T e 10 min/2˚T), Butina/Alfenense (19 min/1˚T e 12 min/2˚T), Formigão/Alfenas (9 min/1˚T e 17 min/2˚T), Buguinho/Alfenas (15 min/2˚ T) e Rodriguinho/Alfenas (18 min/2˚ T)
Local: Ginásio Municipal Tancredo Neves
Arbitragem: Valmir de Azevedo e Ivanildo Oliveira
Mesário: Diogo Vítor Lemos
Cronometragem: Vanderli Pereira Lemos
Público pagante: 570
Renda: R$ 2.850,00
COMENTÁRIOS