Postado em sábado, 27 de junho de 2015 às 15:37

Santa Casa passa a contar com UTI Neonatal após investimento de cerca de R$ 1,5 milhão

O Hospital Santa Casa passou a contar com 10 leitos de UTI Neonatal, além de outros nove leitos.


 Alessandro Emergente

O Hospital Santa Casa (HSC) passou a contar com 10 leitos de UTI Neonatal (Unidade de Terapia Intensiva), além de outros seis leitos de cuidados intermediários e três com o método “canguru”. Os 19 novos leitos foram inaugurados, na manhã de sexta-feira (26), e fazem parte de um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão com recursos próprios do Hospital.

De acordo com o gerente administrativo do HSC, Aécio Lourenço de Assis, o recurso investido contempla desde a infraestrutura até a aquisição dos equipamentos, o que foi realizado em um período de um ano – desde a aprovação do projeto.

Com a inauguração da Unidade Neonatal de Cuidados Progressivos Dr. Paulo Afonso Duarte Dias, a Santa Casa passa a contar com 163 leitos. O investimento, segundo o administrador do HSC, foi feito para atender uma demanda de aproximadamente 100 partos por mês.

A neonatologista Maria Cristina Rebouças Quirino, coordenadora da Unidade Neonatal do HSC e da UTI Neonatal, explica que, antes da inauguração da UTI Neonatal, a Santa Casa estava equipada para dar o suporte inicial ao recém-nascido, por meio de incubadora, até a transferência para outro hospital. A UTI Neonatal mais próxima é a do Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV). 

A Santa Casa passa a contar com 166 leitos na maternidade (Fotos: Alessandro Emergente)

De acordo com Maria Cristina, em média de 100 partos realizados, 10 recém-nascidos necessitam de ajuda para respirar. Os casos de risco são diagnosticados durante a gestação e, nessas situações, os partos já eram encaminhados para hospitais que possuem a UTI Neonatal.

Atualmente a Unidade Neonatal conta com 12 pediatras, sendo que oito deles integram a equipe médica da UTI Neonatal. A equipe Unidade da Maternidade também é composta por cinco enfermeiras, três fisioterapeutas, duas fonoaudiólogas, uma psicóloga, uma assistente social e 16 técnicos em enfermagem. Neste último caso, o HSC deve contratar outros 16, chegando a 32 profissionais.

Homenagem em vida

O nome UTI Neonatal de Cuidados Progressivos Dr. Paulo Afonso Duarte Dias foi uma homenagem ao pediatra Paulo Afonso Duarte Dias, que se surpreendeu com o reconhecimento oficial em vida. Ele foi convidado para participar do descerramento da placa de inauguração, quando tomou conhecimento da homenagem. 

O médico Paulo Afonso Dias só soube da homenagem ao participar do descerramento da placa de inauguração da Unidade Neonatal de Cuidados Progressivos (Fotos: Alessandro Emergente)

O médico chegou a Santa Casa em dezembro de 1983 e relembrou, entrevista ao Alfenas Hoje, as dificuldades no início dos anos 80, quando as condições de trabalho nos hospitais não eram tão favoráveis. Ele destacou o empenho da atual diretoria do HSC.

Para o médico, ser homenageado em vida foi uma surpresa agradável e rara. Graduado pela antiga Faculdade de Ciências Médica Dr. Antônio José Coutinho (hoje Univás/Universidade Vale do Sapucaí), em Pouso Alegre, Dias acumula 34 anos de carreira.

Inauguração

A inauguração, na sexta-feira (26), contou com presença de autoridades e lideranças políticas como o prefeito Maurílio Peloso (PDT) e o presidente da Câmara Municipal, Enéias Rezende (PRTB). O ex-deputado federal Geraldo Thadeu e o deputado estadual Cristiano Silveira (PT) também marcaram presença.

Silveira recebeu demandas do HSC para que possa intermediar politicamente. A Santa Casa já realiza cirurgias cardíacas, serviço implantado em outubro de 2013, e hemodinâmica (Exame que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco). São procedimentos realizados por meio de convênios ou particulares. O HSC aguarda o credenciamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).  

A Santa Casa também está preparada para realizar procedimentos como transplante de medula óssea, cirurgias bariátricas e serviços de radioterapia. Nos dois primeiros casos os procedimentos são realizados por meio de convênio e particular. A direção da Santa Casa aguarda a tramitação junto ao SUS para obter o credenciamento.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo