Postado em quarta-feira, 13 de maio de 2015 às 23:49

Padre, que foi excomunhado pela Igreja Católica, cria igreja independente

Um comunicado do bispo de Guaxupé, Dom José Lanza Neto, tem orientado os católicos da cidade a não frequentarem a "Igreja Católica Independente".


 Da Redação

O padre André Aparecido da Silva, excomunhado pela Igreja Católica Apostólica Romana, criou uma igreja independente em Alfenas, o que tem causado polêmica. Um comunicado do bispo de Guaxupé, Dom José Lanza Neto, tem orientado os católicos da cidade a não frequentarem a "Igreja Católica Independente".

A nova igreja funciona improvisada em um galpão, que tem ficado lotado durante as celebrações que ocorrem duas vezes por semana. A igreja segue os mesmos ritos do catolicismo, mas não tem nenhuma ligação com as dioceses.

Em agosto do ano passado, fiéis fizeram um protesto devido o afastamento de Padre André da Paróquia de São Sebastião e São Cristóvão, onde ele esteve a frente por cerca de seis anos. Nesse tempo, ele comprou em nome da igreja um terreno de 26 mil metros quadrados. Depois, ele vendeu parte dele.

O dinheiro foi usado para construir um estacionamento, reformar a igreja e comprar a casa paroquial. As negociações conduzidas pelo padre foram denunciadas ao bispo de Guaxupé sob a suspeita de que os valores apresentados à Diocese eram diferentes do que haviam sido recebidos.

Em um decreto do bispo, de setembro do ano passado, a Diocese afirma que não teve as questões administrativas bem explicadas e que o próprio padre teria dito em uma celebração que estava deixando a paróquia, momento em que teria ofendido o bispo.

A solução, segundo um outro documento, seria o que a Igreja chama de ato de humilhação diante de Deus, com pedido de perdão à Santa Igreja e ao bispo. O padre ainda teria que ficar um ano afastado das funções, o que não aconteceu. Diante da criação da nova igreja, o bispo decidiu excomungar o padre.

O bispo da Diocese de Guaxupé, Dom José Lanza Neto, disse que não vai se pronunciar sobre o caso. (Com informações: G1/Sul de Minas)

A Igreja, que funciona na avenida Jovino Fernandes Salles, tem atraído fiéis (Foto: EPTV/Reprodução) 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.