Postado em segunda-feira, 27 de abril de 2015 às 23:18

Presidente do Comdalf vai à Câmara reivindicar acessibilidade

A presidente do Comdalf usou a tribuna da Câmara para reivindicar acessibilidade.


 Da Reportagem

A presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdalf), Carmem dos Santos Oliveira, usou a tribuna livre da Câmara Municipal, durante a sessão legislativa de segunda-feira (27), para reivindicar acessibilidade e o cumprimento das leis já aprovadas no município.

Carmem, acompanhada de vários integrantes da Comdalf, reclamou de problemas enfrentados no cotidiano em prédios públicos, inclusive na Câmara Municipal. Citou dois episódios em que passou por constrangimento na Câmara devido a ausência de condições de acessibilidade no local.

Carmem informou que dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2010, apontaram que 21.291 pessoas em Alfenas apresentavam algum tipo de deficiência. Desses, 10.835 tinham problemas na visão, mas é necessário um levantamento para verificar quais casos são graves para uma intervenção de políticas públicas.

O presidente da Câmara, Enéias Rezende (PRTB), disse que uma das prioridades de sua gestão a frente do Legislativo é adaptar o espaço às condições de acessibilidade, que incluirá o plenário e o prédio anexo onde estão os gabinetes. Um elevador, com acesso aos gabinetes, deverá ser construído até o ano que vem.

O líder do governo na Câmara Municipal, Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico/PDT), sugeriu a impressão de uma cartilha de acessibilidade pelo poder público, tomando como modelo uma cartilha produzida em Santa Catarina.

Na Câmara tramita um projeto de lei que prevê acessibilidade em prédios públicos do município e a criação de um grupo de estudo, responsável pela proposição e fiscalização da legislação referente a acessibilidade. O projeto é de autoria do suplente de vereador Paulo Silvério (PSB), que assumiu provisoriamente o mandato no mês de março.

A presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência usou a tribuna
durante a sessão legislativa de segunda-feira (Foto: Alessandro Emergente)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo