Postado em sábado, 14 de março de 2015 às 11:50

Com início em abril, Circuito da Tilápia chega à sua 2ª edição

 Da Redação

Incentivo à culinária local, desenvolvimento e valorização do turismo regional e fortalecimento dos empresários do setor gastronômico: a 2ª edição do Circuito da Tilápia do Lago de Furnas objetiva reunir todos estes ingredientes em um prato só. Abrangendo vários municípios do Lago de Furnas, evento acontece de 01 a 25 de abril.

Idealizado pela Associação dos Piscicultores de Alfenas e Região (Apmar) juntamente com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e produzido pela Cultive Assessoria, o circuito abrangerá vários municípios do Lago de Furnas, mobilizando pelo menos 30 bares e restaurantes da região.

Buscando o desenvolvimento do setor de pescado em Minas Gerais, além da sustentabilidade dos produtos regionais, o evento que aconteceu pela 1ª vez em 2014 e, na avaliação da organização, apresentou uma receita satisfatória: na edição do ano passado, 54 estabelecimentos de 14 municípios participaram do evento.

Ainda sobre a edição de 2014, o circuito qualificou ainda 200 cozinheiras de merenda escolar e contou com um público, em média, de 5 mil visitantes no Caminhão Show para as oficinas gastronômicas. Com palestras, seminários, concursos e cozinhas itinerantes, o Circuito da Tilápia é destinado a todos os amantes da boa culinária. A primeira edição contou com a parceria da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), que não está entre os parceiros da edição deste ano. 

Este ano

Com realização de 01 a 25 de abril, o festival deste ano tem uma expectativa ainda mais promissora: a comercialização, de pelo menos, 10 mil pratos do circuito; a mobilização de 12 escolas municipais do Carmo do Rio Claro por meio do Concurso Chef Mirim 2015 e apresentação do Food Truck “Dona Tilápia” em 10 municípios, onde a educação gastronômica será a base do projeto.

O Circuito da Tilápia também tem um impacto expressivo na economia: com os eventos realizados no decorrer do circuito, há a previsão de um aumento médio de 10% nas vendas dos restaurantes participantes.

O circuito

O Circuito da Tilápia busca o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da tilápia, com responsabilidade social e preocupação ambiental. Um dos principais objetivos é a criação de novos pratos que usem a tilápia como matéria-prima. Assim, os empreendimentos participantes do festival devem elaborar um prato exclusivo para o circuito, levando em consideração as características e tradição de cada estabelecimento. 

Abrangendo vários municípios do Lago de Furnas, evento acontece de 01 a 25 de abril (Foto: Divulgação) 

Para o preparo da receita, todos os restaurantes participantes terão oficinas de montagem de pratos e boas práticas. Outra proposta é qualificar profissionalmente todos os envolvidos na atividade, proporcionado assim acesso ao mercado. O projeto visa fortalecer o consumo da tilápia, criando um novo hábito alimentar extremamente saudável e agregando valor ao produto final, além de consolidar a região como um expressivo polo gastronômico.

Com o intuito ainda de promover a culinária local e fortalecer o segmento de alimentação fora do lar, o festival criará o Guia Gastronômico dos Bares e Restaurantes da região do Lago de Furnas com informações úteis para os turistas e visitantes. Serão confeccionados 50 mil exemplares que serão distribuídos em hotéis, centro de informações da cidade, restaurantes, faculdades e rodoviária.

O circuito também ficará responsável por elaborar o Livro de Receitas da região do Lago de Furnas 2015, contemplando as receitas de todos os pratos do circuito 2015, incluindo informações sobre seus criadores e restaurantes.

Atrações para todos os gostos

Seminários, palestras e Food Truck: o Circuito da Tilápia é composto por atrações que atendem todas as idades e gostos. A garotada também poderá participar do festival. O Concurso Chef Mirim é destinado a crianças de 7 a 13 anos que devem apresentar receitas com “conceito e sabor”. Os pratos mais criativos serão selecionados. Os pequenos poderão ainda mostrar seus dotes culinários preparando as receitas na grande final que acontecerá em Carmo do Rio Claro, no dia 26 de março.

O Food Truck, que funciona como uma cozinha itinerante, é outro diferencial do evento. Nesta ação, conceituados chef´s apresentarão pratos a base de tilápia. O projeto começará em Belo Horizonte e durante quatro dias tem a expectativa de receber 3 mil pessoas. Em seguida, o veículo iniciará a rota do interior em 10 municípios. O público poderá saborear os pratos em formato de degustação.

O Circuito da Tilápia também realizará cursos e palestras sobre temas gastronômicos e aulas de culinária que atrairá moradores e turistas de várias localidades, oferecendo dicas, informações e conteúdos relevantes para quem atua na área. O I seminário Gastronomia de Nutrição e Gestão, por exemplo, irá estimular o entendimento da gastronomia e as suas possibilidades. Ações específicas para o Seminário, valorizando a tilápia e seus produtos serão realizados, como cursos práticos de culinária e vinhos e palestras sobre gastronomia aberta ao público.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.