Postado em quarta-feira, 24 de dezembro de 2014 às 19:15

Encontro de Músicos de Alfenas prestigia MPB e abre espaço também para ritmos como o Jazz

Evento completou mais uma edição tendo, dessa vez, o violeiro Ivan Vilela como convidado.


 Alessandro Emergente

Se a música é boa, então vale a pena ouvir. Assim tem sido o Encontro de Músicos de Alfenas que chegou esse ano a sua 11ª edição abrindo espaço para as apresentações de músicos locais, mas sempre com uma atração especial. Esse ano o convidado especial foi o músico Ivan Vilela, violeiro e pesquisador da música e cultura popular brasileira pela USP (Universidade de São Paulo).

Já consolidado na agenda cultural da cidade, o Encontro de Músicos – que começou há mais de 10 anos apenas como um “encontro” informal de artistas – virou uma referência para a apresentação de músicos locais e um momento musical aguardado pelo público.

Mais uma vez o palco foi o da Estação Cafezal em Flor, onde artistas e o público em geral se reuniram, na noite de terça-feira (23), para uma confraternização e para ouvir “a boa música” produzida em Alfenas.

Se por um lado a MPB é o “carro-chefe”, há a oportunidade para outros gêneros musicais. O Jazz instrumental, por exemplo, marcou presença com o “Trio de Trem”, formado por ex-alunos do músico Frederah. Também no palco o pop rock esteve presente com a banda “Grooviola”. Outro grupo musical da cidade, o “Atenas Express”, reviveu o som dos anos 80, além de Compasso Lunar. 

Acima, o convidado especial Ivan Vilela e, logo abaixo, Zé Renato em parceria com André Tiso (Fotos: Alessandro Emergente)

A música afrodescendente pode ser conferida com Rodrigo Miquelino e Marina Moreno, além da aguardada apresentação de Ivan Vilela com sua viola, levando ao público a música regional. O artista, nascido em Itajubá (MG), já participou de diversos grupos musicais (entre eles Trem de Corda e Anima) e hoje dirige a Orquestra Filarmônica de Viola de Campinas (SP). Antes da apresentação feita por Ivan, o público ainda curtiu a apresentação de “O Clown”, com Zé Ruela.

Durante a sua apresentação, Ivan Vilela chamou Clarice e Tutuca para dividir o palco. Paulo Francisco, o Tutuca, ainda retornou na sequência das apresentações com o “Quarteto Sentinela”, grupo formado por músicos de Alfenas e influenciado pelo Clube da Esquina, movimento musical surgido na década de 60.

A MPB também foi interpretada em alto estilo com Zé Renato Fressato & Banda com a participação de André Tiso no palco. André, irmão do compositor e pianista Vagner Tiso, é um dos organizadores do evento, desde o início do Encontro de Músicos, ao lado da irmã, Isaura Tiso.

Entre uma apresentação e outra, o público ainda teve a oportunidade de conhecer exemplares de discos de vinil, expostos em uma área destinada a “Feira do Vinil”, uma oportunidade para colecionadores trocarem informações e discos.

Acima, Tutuca e Clarice foram chamados ao palco por Ivan Vilela e, na sequência de fotos, aparecem Rodrigo Miquelino com Marina Moreno e o próprio Tutuca, além da apresentação de "O Clown". Abaixo, a Feria de Vinil realizada paralelamente as apresentações (Fotos: Alessandro Emergente) 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo