Postado em segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 às 11:15
Atualizada em quinta-feira, 16 de janeiro de 2014 às 16:40

Localidades rurais da região terão acesso à telefonia móvel; Barranco Alto está na lista

O Programa Minas Comunica II será anunciado na tarde desta segunda-feira, em Belo Horizonte, pelo Governo de Minas.


Alessandro Emergente

O Programa de Universalização do Acesso aos Serviços de Telecomunicações do Estado de Minas Gerais, o Minas Comunica II, anunciou na última segunda-feira, em Belo Horizonte, a ampliação do sinal de celular para 51 distritos do Sul de Minas. Pelos menos cinco localidades rurais da região, entre eles o Barranco Alto, estão incluídos na lista que receberão torres de telefonia.

Além do Barranco Alto, os distritos Córrego do Ouro (Campos Gerais), Paiolinho (Poço Fundo), Douradinho (Machado) e Divino Espírito Santo (Alterosa) integram a lista da segunda etapa do programa,desenvolvido pelas secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Fazenda (SEF).  

O lançamento do programa foi na Cidade Administrativa (Palácio Tiradentes), em Belo Horizonte, pelo governador Antônio Anastasia (PSDB). O prazo de início de instalação das antenas não foi divulgado. A previsão é de que o projeto seja concluído até fevereiro de 2016, e até o final deste ano, a expectativa é de que pelo menos metade dos distritos possam contar com o serviço.

O edital de licitação para o serviço, em lote único, foi lançado na terça-feira. A empresa de telefonia celular ou consórcio selecionado receberá incentivos fiscais para implantar o serviço em distritos dos municípios mineiros ainda não atendidos e previstos no edital. A abertura das propostas será realizada no dia 10 de fevereiro, na Cidade Administrativa. A assinatura do termo de compromisso deverá ocorrer ainda em fevereiro.

De acordo com o governo, o objetivo do programa é disponibilizar o acesso aos serviços de telecomunicações, especialmente ao serviço móvel “com capacidade de prover telefonia e transmissão de dados, além de proporcionar infraestrutura para acesso aos serviços governamentais por meio eletrônico em todos os municípios do estado”. A instalação das torres deve atender também a zona rural no entorno dos distritos contemplados. 

A empresa ou consórcio que vencer a licitação terá que oferecer
o serviço com tecnologia mínima 3G (Foto: Reprodução)

“Essa é uma das maiores reivindicações, já que muitas localidades não possuem sinal de celular, o que dificulta o contato principalmente em momentos de emergência, quando o telefone se torna essencial”, disse o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Cássio Soares, em comunicado à imprensa.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo