Postado em segunda-feira, 25 de novembro de 2013 às 10:28
Atualizada em segunda-feira, 25 de novembro de 2013 às 18:41

Ex-funcionária de Marcos Valério contrata advogada de Alfenas no caso mensalão

Fabiany Barbosa Aguiar passou a representar Simone Vasconcelos, ex-diretora da SMP&B, empresa de Marcos Valério.


Alessandro Emergente

A advogada Fabiany Barbosa de Melo Aguiar, graduada em Alfenas, está atuando na defesa de um dos casos do Mensalão (Ação Penal 470). Fabiany passou a representar Simone Vasconcelos, ex-diretora da SMP&B, empresa de Marcos Valério, o operador do esquema do mensalão.  

Fabiany assumiu a defesa de Simone há cerca de duas semanas, após a condenação da ré por corrupção ativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A advogada atua como correspondente de um escritório de Belo Horizonte, que interpôs os embargos infringentes.  

A pena estipulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) é 12 anos e 7 meses, mas pode ser reduzida para 10 anos e 10 meses, correspondente à parcela transitada em julgado. Há, portanto, uma parcela pendente de recurso de 1 ano e 9 meses, referentes à lavagem de dinheiro (1 ano pendente de recurso) e evasão de divisas (nove meses pendentes de recurso). 

A advogada Fabiany Barbosa de Melo Aguiar é assessora parlamentar na Câmara
dos Deputados desde março de 2011  (Foto: Reprodução)

Fabiany graduou-se pela Unifenas (Universidade José do Rosário Velano) e, desde 2006, é assessora parlamentar na Câmara dos Deputados.  

Cliente condenada

A ex-funcionária de Marcos Valério faz parte do primeiro grupo de condenados a cumprir pena. Ela está presa em Brasília ao lado da ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabelo, também condenada por participar do esquema.

As duas foram presas no último dia 15, em Belo Horizonte, após mandado de prisão expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. No dia seguinte, foram transferidas, com outros presos do mensalão, para Brasília. Na semana passada, a defesa da ex-diretora da SMP&B pediu ao STF a sua transferência para Belo Horizonte.

No decorrer da semana passada, a reportagem tentou contato com Fabiany, mas ela não deu nenhum retorno à redação para comentar o assunto. Após a publicação da reportagem, no entanto, ela entrou em contato e informou que os embargos infringentes foram interpostos por advogados de Belo Horizonte, antes que ela fosse constituída como advogada de defesa.  



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo