Alfenas Hoje - Na onda dos protestos, Alfenas prepara manifestação para sexta
Postado em quarta-feira, 19 de junho de 2013 às 13:53

Na onda dos protestos, Alfenas prepara manifestação para sexta

Alessandro Emergente

A onda de protestos, iniciada nas capitais, chegou ao interior. Quase 6 mil pessoas confirmaram presença na manifestação pública em Alfenas marcada para a próxima sexta-feira. A convocação está sendo feita em uma página no Facebook e, até o início da tarde desta quarta-feira, o número de pessoas que confirmaram participação chegava a 5.972. 

As confirmações representam cerca um sexto do total de pessoas convidadas (36.907) pela rede social. Outras 1.200 pessoas não confirmaram, mas clicaram a opção de que talvez possam ir à manifestação. 

O protesto, intitulado inicialmente como “1ª Manifestação em prol da redução da passagem”, está agendado para às 17h, de sexta-feira (21), na Praça Getúlio Vargas. Na página elaborada para convocar e divulgar o protesto em Alfenas, os organizadores lembram que a luta não é mais apenas por “alguns centavos” a mais no preço da passagem e sim devido à injustiça social. 

Os protestos, que começaram contra a elevação nos preços das passagens de ônibus nas capitais, ganharam dimensão e abrigaram outras reivindicações. Por isso, nas postagens na página do movimento, os manifestantes apontam outras reivindicações do protesto como a luta contra a aprovação da “PEC da Imunidade”, que está para ser votada no Congresso Nacional. 

Foto: Reprodução

Protesto está sendo organizado no Facebook e já conta com quase 6 mil confirmações

A proposta de emenda constitucional (PEC 37/2011) tira do Ministério Público e de outros órgãos (como a Receita Federal e o Banco Central) o poder investigatório criminal, o que passaria a ser restrito apenas as polícias civis e federal. 

Os organizadores da página no Facebook estão convocando os manifestantes a levarem apitos para promoverem um “apitaço”. “Não podemos ficar paradas apenas assistindo e demonstrando apoio aos manifestantes de São Paulo pelo facebook, quando aqui lidamos com as mesmas condições. Vamos às ruas com a proposta de uma manifestação pacífica para reivindicar os nossos direitos e dizer basta a todas as questões sociais que aqui temos”, diz a página do movimento. 

Foto: Reprodução/Hoje em Dia

Manifestações nas principais cidades do País chega ao interior 

Na página no Facebook, os manifestantes debatem sobre o movimento. Em um dos tópicos foi lançado a pergunta para qual direção os manifestantes devem caminhar. A maioria aponta, até o momento, para a prefeitura de Alfenas. A sede da empresa concessionária do transporte coletivo só aparece como terceira opção, depois do trevo de acesso à cidade. 

O movimento estudantil integra o movimento e, na tarde desta quarta-feira, está prevista uma assembleia dos alunos em frente o prédio V do campus central da Unifal (Universidade Federal de Alfenas). Na quinta-feira, às 19h, os universitários se reunirão em frente a Unifal para definir e preparar faixas e cartazes para a manifestação. 

Depois de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte, os protestos estão chegando as cidades do interior. Além de Alfenas, na sexta-feira, grupos locais planejam para sábado um protesto nas ruas de Pouso Alegre. Em Lavras e Poços de Caldas também já há uma mobilização da população para a realização de protestos nos próximos dias. 








   
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


 

92 Comentários

Comentar essa Notícia
 
Carregar mais comentários
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia








COLUNAS


Em debate
Shows do Aniversário de Alfenas
Leonardo Miranda
Democracia
O cair das máscaras
Daniel Murad Ramos
Literatura
O Documentarista
Leonardo Miranda

Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos