Postado em quinta-feira, 22 de novembro de 2012 às 10:25

Obra literária de professor da Unifal é selecionada pelo MEC

Uma obra literária, elaborada por um professor da Unifal, foi selecionada pelo MEC para compor o acervo de livros do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE).


Da Redação

Uma obra literária, elaborada por um professor da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), foi selecionada pelo Ministério da Educação (MEC) para compor o acervo de livros do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE).

A publicação do professor, Eloésio Paulo dos Reis, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Unifal, será distribuída às escolas públicas do país. “Parque de Impressões – Anna Sofia e a poesia sem querer” é o nome da obra.

Publicado em 2010 pela editora Dubolsinho, o livro traz como pano de fundo a perspectiva de uma menina que narra poeticamente os fatos que observa em seu cotidiano. “É uma tentativa de explorar o que seria a visão de uma menina sobre o mundo, principalmente, as relações familiares”, explica o autor.

Para exercitar um ponto de vista diferente, em sua primeira obra infantil entre cinco obras (solo) já publicadas, o autor conta que tentou imaginar uma menina crítica e divertida, o que acredita ter chamado a atenção dos professores responsáveis pela seleção das obras no MEC. 

De acordo com o professor, o livro também oferece um espelho para crianças com idade entre 10 e 12 anos, ao apresentar a poesia como um bom veículo para o exercício da visão crítica e lúdica. Não por acaso escolheu o nome “Anna Sofia” para a personagem pelo significado: Anna é cheia de graça, enquanto Sofia significa sabedoria.

“Ela vai descobrindo que ela tem um jeito de escrever diferente e no final, dá uma definição de poesia, muito útil para professor de criança porque é difícil explicar o que é poesia", destaca Eloésio ao afirmar que a melhor definição é a do poeta francês Charles Baudelaire: "A poesia é a infância reencontrada".

Distribuição nas escolas

Além da edição lançada pelo MEC, que ganhará 25 mil exemplares para serem distribuídos às escolas públicas que oferecem os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio, “Parque de Impressões – Anna Sofia e a poesia sem querer” terá mais uma edição, para atender a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que enviará exemplares da obra para as escolas do estado.

A previsão é que os livros sejam entregues tanto ao MEC quanto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em março de 2013.

Sobre o autor

Natural de Areado, Eloésio Paulo dos Reis é doutor em Letras pela Unicamp (Universidade de Campinas) e professor com 20 anos de exercício do magistério nos níveis médio e superior.
Entre suas publicações estão: "Os 10 pecados de Paulo Coelho", "Inferno de bolso etc.", “Cogumelos do Mais ou Menos”, "Primeiras Palavras do Mamute Degelado", "O Dentro Mais do que Fora - O Hospício como Alegoria em Três Romances dos Anos 70”, "Teatro às escuras; uma introdução ao romance de Uilcon Pereira".

PNBE

Desenvolvido desde 1997, o PNBE promove o acesso à cultura e o incentivo à leitura a alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência. O PNBE 2013 atenderá 12,3 milhões de alunos do ensino fundamental e 7,4 milhões do ensino médio.

LEIA MAIS:

Escritor aponta os “pecados” de Paulo Coelho

Poeta de Alfenas lança Inferno de Bolso etc.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.