Postado em quinta-feira, 22 de novembro de 2012 às 10:25

Obra literária de professor da Unifal é selecionada pelo MEC

Da Redação

Uma obra literária, elaborada por um professor da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), foi selecionada pelo Ministério da Educação (MEC) para compor o acervo de livros do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE).

A publicação do professor, Eloésio Paulo dos Reis, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Unifal, será distribuída às escolas públicas do país. “Parque de Impressões – Anna Sofia e a poesia sem querer” é o nome da obra.

Publicado em 2010 pela editora Dubolsinho, o livro traz como pano de fundo a perspectiva de uma menina que narra poeticamente os fatos que observa em seu cotidiano. “É uma tentativa de explorar o que seria a visão de uma menina sobre o mundo, principalmente, as relações familiares”, explica o autor.

Para exercitar um ponto de vista diferente, em sua primeira obra infantil entre cinco obras (solo) já publicadas, o autor conta que tentou imaginar uma menina crítica e divertida, o que acredita ter chamado a atenção dos professores responsáveis pela seleção das obras no MEC. 

De acordo com o professor, o livro também oferece um espelho para crianças com idade entre 10 e 12 anos, ao apresentar a poesia como um bom veículo para o exercício da visão crítica e lúdica. Não por acaso escolheu o nome “Anna Sofia” para a personagem pelo significado: Anna é cheia de graça, enquanto Sofia significa sabedoria.

“Ela vai descobrindo que ela tem um jeito de escrever diferente e no final, dá uma definição de poesia, muito útil para professor de criança porque é difícil explicar o que é poesia", destaca Eloésio ao afirmar que a melhor definição é a do poeta francês Charles Baudelaire: "A poesia é a infância reencontrada".

Distribuição nas escolas

Além da edição lançada pelo MEC, que ganhará 25 mil exemplares para serem distribuídos às escolas públicas que oferecem os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio, “Parque de Impressões – Anna Sofia e a poesia sem querer” terá mais uma edição, para atender a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que enviará exemplares da obra para as escolas do estado.

A previsão é que os livros sejam entregues tanto ao MEC quanto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em março de 2013.

Sobre o autor

Natural de Areado, Eloésio Paulo dos Reis é doutor em Letras pela Unicamp (Universidade de Campinas) e professor com 20 anos de exercício do magistério nos níveis médio e superior.
Entre suas publicações estão: "Os 10 pecados de Paulo Coelho", "Inferno de bolso etc.", “Cogumelos do Mais ou Menos”, "Primeiras Palavras do Mamute Degelado", "O Dentro Mais do que Fora - O Hospício como Alegoria em Três Romances dos Anos 70”, "Teatro às escuras; uma introdução ao romance de Uilcon Pereira".

PNBE

Desenvolvido desde 1997, o PNBE promove o acesso à cultura e o incentivo à leitura a alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência. O PNBE 2013 atenderá 12,3 milhões de alunos do ensino fundamental e 7,4 milhões do ensino médio.

LEIA MAIS:

Escritor aponta os “pecados” de Paulo Coelho

Poeta de Alfenas lança Inferno de Bolso etc.








   
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


 

3 Comentários

Comentar essa Notícia
 
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos