Postado em sábado, 23 de junho de 2012 às 15:45

Plano de Metas é apresentado em encontro do CBH-Furnas


Da Redação

Em uma reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entrono do Lago de Furnas (CBH-Furnas), foi apresentado o Plano de Metas e Relatório de Diretrizes contidas no Plano Diretor de Recursos Hídricos da região do Lago de Furnas. A reunião foi na última quinta-feira, na Câmara Municipal de Alfenas.

O Plano, que está sendo elaborado pela Fupai (Fundação de Pesquisa da Universidade de Itajubá), encontra-se em fase de conclusão. Nele serão estabelecidas várias diretrizes e regulamentações sobre a aplicação da política de recursos hídricos na região, a exemplo de definições de normas legais sobre limites de vazões, enquadramentos, parâmetros de prioridades.

O encontro foi aberto ao público interessado em discutir o Plano Diretor de Recursos Hídricos e a política de recursos hídricos na região do Lago de Furnas.

Em agosto de 2010, a cidade de Formiga foi sede de uma audiência pública que teve como tema principal o lançamento e apresentação do Prognóstico do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago de Furnas. O evento contou com a participação de técnicos da Funai (Fundação de Pesquisa e Assessoria à Pesquisa), de Itajubá, que apresentaram uma série de dados referentes às águas de toda a bacia hidrográfica do Lago de Furnas.

Os pesquisadores fizeram uma estimativa do consumo de água na região até o ano de 2030, considerando abastecimento público, rural, urbano e o consumo industrial, entre outros. Também foi feita uma avaliação da quantidade de água disponível, quais são as sub-bacias que podem ter conflitos pela água no futuro e se em algum caso há risco de ultrapassagem do limite de água que se pode retirar dos rios por meio de outorgas.

Ainda foi realizado um estudo detalhado da poluição das sub-bacias, principalmente devido ao aumento da população. Logo após a exposição do prognóstico foi apresentado um resumo da próxima fase do plano, que são as metas a serem alcançadas, relacionadas à qualidade e quantidade da água da bacia.

O Plano Diretor de Recursos Hídricos é uma realização da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) com apoio técnico do Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e do Fórum Lago (Fórum das Instituições de Ensino Superior da Região do Lago de Furnas). Os recursos financeiros são do Fhidro (Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais).



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo