Postado em quinta-feira, 22 de março de 2012

Universidade de Alfenas adere ao Projeto Cidade das Águas

A Unifal passou a integrar o Condomínio Temático Cidade das Águas e é a 15ª instituição a aderir ao projeto.


 Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) passou a integrar o Condomínio Temático “Cidade das Águas” e é a 15ª instituição a aderir ao projeto, que conta com outras 8 universidades federais.

O termo de cooperação foi assinado na semana passada durante visita do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, que esteve no campus de Alfenas.

Acompanhado pelo reitor, Paulo Márcio de Faria e Silva, o secretário também visitou o campus de Poços de Caldas, onde será instalada uma unidade do HidroEx, para desenvolver trabalhos de extensão e pesquisa. O objetivo é dinamizar os estudos relacionados aos recursos hídricos, que vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores da universidade.

Unesco-Hidroex

Segundo o secretário, o Condomínio Temático foi criado a partir da discussão promovida pela Unesco-HidroEX em torno da água, no Brasil e no mundo.

“Compreendemos, com clareza, que se abríssemos uma oportunidade para juntar no mesmo espaço instituições de ensino superior, de pesquisa e desenvolvimento para discutirem ações conjuntas, integradas em torno da água, nós teríamos um ganho muito grande”, disse o secretário.

Foto: Assessoria de Imprensa da Unifal 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifal, Antônio Doriguetto, ao lado do reitor Paulo Márcio de Faria e Silva (no centro) e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, durante a assinatura do termo de cooperação


A visita contou também com a presença do assessor especial do HidroEX, o holandês Richard Meganck, que destacou a importância da água. “A questão da água, em minha opinião, tem impacto em todos os setores, porque sem água não há vida. A única maneira de o HidroEX sobreviver é com a participação de várias instituições”, observou.

A partir de 2009

O projeto foi desenvolvido pelo Governo de Minas em 2009, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A finalidade é planejar, coordenar, executar, controlar e avaliar os programas e projetos de defesa e preservação do meio ambiente, relativos à gestão dos recursos hídricos.

De acordo com o secretário, as atividades de conservação das águas irão envolver países da América Latina e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa. “Na verdade, somos um centro que tem a responsabilidade internacional de difundir a educação para as águas e criar uma nova cultura em torno da questão ambiental nesses países”, enfatizou.

Durante a assinatura do termo, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifal, Antônio Carlos Doriguetto, apresentou ao secretário o crescimento da instituição no campo da pesquisa nos últimos anos. O reitor da Unifal fez questão de ressaltar o quanto o Secretário tem dispensado atenção ao sistema federal, e manifestou ainda, a satisfação de recebê-lo na instituição.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo