Postado em segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Universidades de Alfenas não cumprem regras do CNE

Alessandro Emergente

As duas universidades, com campus em Alfenas, estão deixando de cumprir regras exigidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para operarem como universidades. Tanto a Unifal (Universidade Federal de Alfenas) quanto a Unifenas (Universidade José do Rosário Velano) oferecem número de cursos strictu senso (Mestrado e Doutorado) abaixo do exigido pelo CNE para que as instituições mantenham o “status” de universidade.

A falha apresentada pelas duas universidades faz parte de uma estatística negativa: 40% das universidades brasileiras descumprem a resolução n.º 3 do CNE, de outubro de 2010, que passou a determinar os pré-requisitos mínimos para se classificar uma instituição como universidade - entre eles, o número mínimo de programas de pós stricto sensu.

Fotos: Arquivo

Enquanto a Unifal deve se adequar em breve as exigências do CNE, a Unifenas não informou se há propostas enviadas à Capes para aprovação 

Cada universidade deveria ter, pelo menos, três programas de mestrado e um de doutorado. Isto até o ano que vem porque a partir de 2013 a exigência aumenta: serão quatro programas de mestrado e dois de doutorado. O período de adequação é até 2016.

Unifal

No caso da Unifal, o problema deve ser solucionado em breve. A instituição encaminhou, este ano, dez programas – dois de doutorado e oito de mestrado - para aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A instituição já disponibiliza seis cursos de mestrado, número acima do mínimo exigido pelo CNE. Porém, ainda não dispõe de nenhum doutorado.

Há ainda o mestrado em Ciência Fisiológica em parceria com outras sete instituições, mas o curso não é computado para nenhuma das universidades parceiras.

O reitor da Unifal, Paulo Márcio Faria e Silva, diz que esta não é uma fonte de preocupação, uma vez que a instituição deverá cumprir a exigência em breve. A expectativa é que alguns dos programas de strictu senso, apresentados à Capes, já estejam em funcionamento em 2012.

Unifenas

Já a Unifenas, em sua página na internet, apresenta três programas de mestrado e nenhum de doutorado. Porém, não informou se há alguma proposta enviada à Capes para cumprimento da resolução do CNE. Durante toda a semana, a reportagem tentou um retorno da Unifenas, mas a instituição não se manifestou sobre o assunto.








   
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


 

11 Comentários

Comentar essa Notícia
 
Carregar mais comentários
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos