Alfenas Hoje - Em trabalho de prevenção, Vigilância recolhe 6 mil pneus
Postado em sábado, 16 de abril de 2011

Em trabalho de prevenção, Vigilância recolhe 6 mil pneus

Da Redação

Em um trabalho preventivo, a Vigilância Epidemiológica de Alfenas está recolhendo pneus inutilizados. No mês passado, foram cerca de 6 mil recolhidos na cidade e encaminhados à entidades e projetos de destinação do material de forma ambientalmente correta.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os pneus foram doados a Reciclanip da cidade de São Paulo, que é uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Goodyear, Michelin, Pirelli e Continental que serão destinados a empresas de trituração ou queima.

Outra remessa de pneus seguiram para o Grupo Votorantim, na unidade instalada em Itaú de Minas, próximo a Passos. Neste caso serão utilizados como combustível alternativo para a fornalha de queima de cimento, onde a empresa – segundo a prefeitura de Alfenas – “respeita todas as leis ambientais durante o processo de queima”.

A coleta, realizada no último dia 24, foi realizada pelos servidores da prefeitura em borracharias, revendedoras, terrenos baldios, comércios e residências.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o mutirão pretende promover sensibilização da população quanto à importância de manter o terreno e casa limpos para prevenção da dengue e de outras doenças.

Os servidores recolhem os pneus coletados de forma a impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Dessa forma, a população poderá identificar e remover possíveis focos do mosquito.

As ações da prefeitura, através dos agentes de endemias do Setor de Controle de Zoonoses, são em conjunto com os presidiários que fazem parte do “Programa de Ressocialização Vida Nova” e carregaram uma carreta com pneus que já não tinham mais utilidade.

Reciclagem

Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo, ele deve ser deixado em local apropriado, caso de um estabelecimento comercial como revenda de pneus e borracharia ou entrar em contato com a Prefeitura através do telefone 3698-2213.

No Brasil, uma das formais mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento.

Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

“O nosso principal objetivo é de não deixar esses pneumáticos em locais abertos que possam ter contato com água, evitando assim que venham a servir de foco de larvas do mosquito transmissor da dengue o Aedes aegypti”, explicou a coordenadora de Controle de Zoonoses, Luciana Ferreira Santos.








   
   
COMENTÁRIOS

0 Comentários


Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Comentar essa Notícia
 
 
 
 
   
   
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2018 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos