Postado em sábado, 26 de junho de 2010

Grupo político apresenta candidatos e Itamar entra na disputa

A oposição apresentou


Alessandro Emergente

Um dos grupos de oposição em Alfenas ao Governo Municipal apresentou ontem seus candidatos a deputado estadual e federal. A novidade na apresentação foi a candidatura de Itamar Silva que concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas pelo PV.

A coletiva foi feita na sede do PV de Alfenas e contou com a participação do candidato a prefeito Marcos Duarte (Marcão/PPS), derrotado nas duas últimas eleições. Sander Simaglio (PV) foi apresentado como candidato a deputado federal e Décio Paulino (DEM). A notícia foi antecipada na quarta-feira pelo Alfens Hoje.

Foto: Alessandro Emergente

Base PV de Alfenas

Uma nova mudança pode ser confirmada na convenção do PSB neste final de semana. É a desistência do pré-candidato Fábio Sôssur (PSB) que pretendia concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados e, nas últimas semanas, passou a cogitar a disputa pela Assembleia. Ele vem sendo convencido pelo grupo político a não disputar a eleição.

Pulverização de Candidatos

Décio rebateu às criticas de que um maior número de candidatos seria prejudicial para Alfenas. Segundo ele, em eleições passadas o voto do eleitor de Alfenas foi pulverizado a candidatos de outras cidades. Com o leque de opções de candidaturas locais, o eleitorado poderá focar no candidato preferido.

A argumentação se dá pelo fato de candidaturas, consideradas potenciais, terem sido apresentadas nos últimos meses na disputa pela Assembléia. Além de Décio (vereador na legislatura passada e candidato a vice-prefeito) o ex-presidente da Câmara Eliacim do Carmo Lourenço, do PCdoB, (vereador por três legislaturas e candidato a prefeito na última eleição) também deve confirmar sua candidatura a deputado estadual neste final de semana.

A diversidade de candidatos derruba a tese de afunilamento de candidaturas potenciais, que poderia aumentar as chances de Alfenas voltar a ter um representante na Assembléia Legislativa. A tese era defendida pelo ex-prefeito Pompilio Canavez (PT), que já havia colocado seu nome como pré-candidato desde o início do ano. O nome do petista é visto, nos bastidores políticos, com chances mais reais em um cenário mais concentrado.

Candidatura de Protesto

A novidade da disputa é Itamar Silva. Conhecido pelas manifestações polêmicas, Itamar nunca ocupou um cargo eletivo e caminha para sua primeira disputa eleitoral. Disse que sua candidatura é de protesto e a classificou como "100% independente".

Segundo Itamar, há uma "censura" da mídia em relação as suas manifestações. A exceção é a web e o próprio Alfenas Hoje que cumprem a missão de garantir a liberdade de expressão das diversas correntes de pensamento. A sua participação no pleito garantirá, avalia, um espaço para que passe sua mensagem.

Foto: Arquivo / AH

Foi aprovada a candidatura de Itamar

Em maio , Itamar teve seus direitos políticos suspensos em 1 ª Instancia. Mas, segundo ele, não haverá impedimento para o registro com base na Lei que combate candidatos com ?ficha suja?. A recente Lei Federal impede candidaturas de políticos com cndenação feita por colegiado. Ou seja, somente decisões a partir de 2ª instância.

Mudança de Plano

Sander explicou a sua decisão de não concorrer a uma vaga a Assembleia Legislativa e sim a Câmara dos Deputados. Segundo ele, houve um convite feito pela direção estadual do PV, após a decisão do presidente da legenda José Fernando de Oliveira (Zé Fernando) em concorrer ao Governo de Minas.

Sander concorreria a deputado estadual em uma dobradinha com Zé Fernado, que concorreria à reeleição para deputado federal. No entanto, o PV decidiu ter candidatura própria ao Governo como estratégia para fortalecimento da candidatura de Marina Silva à presidência. A ideia é fixar o número da legenda.

Outro candidato a reeleição a deputado federal pelo PV que deixou a disputa é Leonardo Mattos, que será vice na chapa encabeçada por Zé Fernando. Com a mudança de plano, abriu a necessidade de candidaturas a deputado federal no Sul de Minas.
De acordo com as avaliações de Sander, o cenário para deputado federal apresenta uma viabilidade eleitoral melhor. Com base na análise da votação passada obtida pelo PV e a decisão do partido em fortalecer o número da legenda com candidatura própria (por meio do voto de legenda), acredita num potencial crescimento de votação para candidatos do PV.

As candidaturas de Sander e de Itamar já foram confirmadas na convenção do PV, na quinta-feira. O prazo para protocolar o registro de candidaturas na Justiça Eleitoral até 5 de julho. A partir daí será feita análise para deferimento ou não.

Marcão disse que seu grupo políticos apoia os candidatos locais. Mas devido a compromissos firmados anteriormente ? quando ainda não estavam colocadas algumas candidaturas ? também mantém apoio a candidatos de outras cidades.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo