Alfenas Hoje - Alfenas sediará simpósio sulmineiro sobre marolo
Postado em sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Alfenas sediará simpósio sulmineiro sobre marolo

Da Redação

Alfenas será sede do1º Simpósio Sulmineiro do Marolo e Frutos do Cerrado. O evento será na Unifal (Universidade Federal de Alfenas), de 25 a 28 de março, e vai reunir os diversos segmentos envolvidos na exploração, produção, comércio e pesquisa de frutos do cerrado, em especial o marolo, ameaçado de desaparecer da região.

Abertas as inscrições para o Simpósio estão abertas desde o início de fevereiro e vai até 20 de março, cinco dias antes do evento. O objetivo do simpósio é resgatar a importância cultural e econômica da fruta, muito encontrada no Sul de Minas, por meio de técnicas de manipulação, de melhoria da produção e de recuperação do cerrado.

O marolo é uma fruta da família das anonáceas, à qual pertencem também a graviola, a fruta-do-conde, a pinha e a atemóia. Sua safra começa em meados de fevereiro e vai até abril. Ele faz parte da alimentação e da cultura das populações do cerrado, sendo apreciado ao natural ou usado na confecção de licores e doces.

Apesar do seu valor cultural, o fruto está ameaçado de desaparecer da região devido à degradação ambiental que o cerrado vem sofrendo e pela instalação de monoculturas na região. Já a utilização do fruto com fins econômicos vem sendo prejudicada pela organização precária em todo o seu sistema de plantio e processamento, evidenciando a necessidade de orientações sobre essas práticas.

Projeto Marolo
Para evitar o desaparecimento do fruto da região, a Emater-MG, em parceria com a Unifal, desenvolveu o Projeto Marolo, que visa transformar a fruta numa alternativa de renda para os produtores rurais do Sul de Minas.

O 1º Simpósio Sulmineiro do Marolo e Frutos do Cerrado é realizado pela Unifal e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minhas Gerais (Emater-MG). As informações sobre o simpósio estão disponíveis no site www.unifal-mg.edu.br/marolo ou podem ser obtidas no telefone (35) 3299-1110.








   
   
COMENTÁRIOS

14 Comentários


Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Comentar essa Notícia
 
 
 
 
Carregar mais comentários
   
   
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2018 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos