Postado em quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Novos vereadores preparam-se para assumir mandato

Nesta quarta-feira, parte dos vereadores eleitos em outubro passaram por um processo de conhecimento da estrutura do Legislativo e de seu funcionamento.


Alessandro Emergente

Nesta quarta-feira, parte dos vereadores eleitos em outubro passaram por um processo de conhecimento da estrutura do Poder Legislativo e de seu funcionamento. Foi o primeiro contato oficial dos futuros vereadores - que tomam posse em janeiro - com os servidores da Câmara e o dia-a-dia da Casa.

Os vereadores eleitos foram divididos em grupos para a apresentação da Câmara que está sendo feita pela secretária-Geral da Casa, Christyane Noronha de Morais. Numa exposição de cerca de 20 minutos, Christyane explicou aos novos vereadores regras gerais de funcionamento da Casa e apresentou os projetos desenvolvidos atualmente. Em seguida, apresentou a eles todas as dependências do Legislativo.

A apresentação será feita durante três dias seguidos. Os vereadores foram divididos em três grupos. Nesta quarta, Enéias Ferreira de Rezende (PRTB), Antonio Anchieta Brito (Cheta/PT) e Marco Antônio de Souza (Marcos da Santa Casa/PPS) iniciaram o trabalho de apresentação feito pela Secretaria-Geral da Câmara. Dos dez eleitos, apenas Vagner de Morais (Guinho/PT) não participa das apresentações por já exercer mandato na atual legislatura.

Além da apresentação feita pela secretária-Geral da Casa, os vereadores eleitos passarão por um curso intitulado “Poder Legislativo Alfenense”, ministrado por Rodolfo Martins de Morais (assessor de comissões) e Sandra Alves Silveira (assessora de plenário) durante três dias no mês de dezembro. O curso enfoca o Regimento Interno da Câmara e tem o objetivo de apresentar aos parlamentares o processo legislativo e suas regras.

Christyane explica que a opção por oferecer os cursos para os vereadores eleitos antes da posse (em 1º de janeiro) foi uma determinação do presidente da Câmara, Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB). É uma possibilidade para embasar os futuros parlamentares antes de iniciarem as atividades legislativas. A sessões ordinárias terão início após 15 de janeiro, mas no dia da posse já há a eleição do presidente da Câmara que comandará o Poder Legislativo pelos próximos dois anos (2009/2010).

Os vereadores eleitos, que estiveram presentes no primeiro dia de recepção feita pela secretária-Geral, conversaram com a reportagem. Marcos da Santa Casa considerou útil a iniciativa da Câmara em fazer esta apresentação inicial do Legislativo e elogiou a recepção feita pela Secretaria-Geral. Disse que a saúde pública será um dos focos de sua atuação.

Enéias disse que a expectativa é exercer um bom trabalho a frente de uma das cadeiras do Legislativo e destaca a função fiscalizadora como uma de suas atribuições. Cheta disse que a militância política pelo PT desde 1982 o ajudou na preparação para o exercício da futura função. “O que queremos é uma política voltada para o povo. Procuraremos resolver os problemas das pessoas com transparência e sem demagogia”, observou.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo