Postado em quinta-feira, 13 de março de 2008

Ministro assina termo para telecentros em Alfenas

Alessandro Emergente

 

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, esteve hoje em Alfenas para a assinatura de termos de doação de kits de telecentros comunitários para cidades do Sul de Minas. Alfenas será beneficiada com dois espaços. A solenidade de assinatura contou com a presença do presidente dos Correios (da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), Carlos Henrique Custódio.

 

Os telecentros são espaços públicos para acesso gratuito da população à internet. 'Esta é uma ferramenta indispensável para a inclusão social, principalmente em locais onde a população não dispõe de serviços de internet em banda larga' , destacou o ministro.

Alfenas sairá beneficiada com dois telecentros. Um na rua João Paulino Damasceno e outro no bairro Vista Grande

O prefeito Pompilio Canavez (PT) informou que em trinta dias os telecentros estarão em funcionamento. “Esses dois telecentros darão continuidade aos projetos de inclusão digital ao lado do CVT (Centro Vocacional Tecnológico)”, disse o prefeito que também enfatizou parcerias com as ONGs que tem a inclusão digital como um dos focos.

 

A manutenção dos telecentros ficará por conta da prefeitura que receberá os kits. Cada kit doado pelo Ministério das Comunicações possui: 01 servidor de informática; 10 computadores;  01 central de monitoramento com câmera de vídeo de segurança;   01 roteador wireless;   11 estabilizadores;    01 impressora a laser;   01 projetor multimídia (data show);    21 cadeiras;   01 mesa do professor; 11 mesas para computador;  01 mesa para impressora;  01 armário baixo. “No nosso caso, contratamos monitores”, informou o prefeito.

Com conexão à internet, em alta velocidade, os usuários do telecentro poderão ter acesso a programas de TV educacionais, telemedicina, realização de cursos profissionalizantes, serviços de Voip entre outros. O ponto conta também com, no mínimo, um monitor para ajudar as pesquisas dos alunos, e orientar idosos, trabalhadores e portadores de necessidades especiais no manuseio dos computadores.

 

A solenidade foi realizada no Alfenas Tênis Clube e contou com a presença de deputados e prefeitos da região, além de lideranças políticas. No total, 150 novos telecentros para a região.  

 

Programa

Até agora, 4.900 prefeituras estão cadastradas no programa (88% de todos os municípios). O ministério continuará cadastrando prefeituras no programa até atingir adesão total. Dos 853 municípios mineiros, 740 já estão cadastrados, representando 87% de adesão no estado. A expectativa do Ministério das Comunicações é entregar 1.500 kits a cada mês, a partir de março, concluindo a instalação de todos os telecentros até junho deste ano.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.