Postado em quinta-feira, 11 de outubro de 2018 às 13:01

Ranking da Folha aponta Unifal entre as 70 melhores do Brasil

Entre 40 cursos avaliados, Farmácia se destaca na 12ª posição entre os melhores.


Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) foi elencada entre as 70 melhores universidades do país, na sétima edição anual do Ranking Universitário Folha (RUF), divulgada no início do mês.

Ocupando a 67ª posição na avaliação que considera dados nacionais e internacionais, bem como pesquisas de opinião do DataFolha sobre 196 instituições brasileiras, a Unifal se destaca nos critérios ensino (47ª colocação), pesquisa (54ª colocação), inovação (87ª colocação), internacionalização (105ª colocação) e mercado (148ª colocação).

Em Minas, a Unifal ocupa a 11ª posição entre as 23 instituições públicas e privadas avaliadas. Dos 40 cursos de graduação que figuram no ranking, o destaque foi o curso de Farmácia da Universidade, posicionado no 12º lugar. O curso de Fisioterapia conquistou a 32ª colocação.

A Universidade Federal de Alfenas aparece na lista das 70 melhores colocadadas no ranking (Foto: Divulgação/Unifal)


Segundo informações do RUF 2018, neste ano, o ranking passou por uma reformulação, uma vez que o valor dado à nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) na fórmula foi dobrado, passando a ser atribuída à Universidade uma nota média relativa ao teste, com base no desempenho de instituições semelhantes a ela em termos de tamanho e de natureza administrativa.

Outra mudança é que o indicador de inovação passa a contabilizar, além das patentes solicitadas pelas instituições de ensino, a quantidade de estudos acadêmicos publicados pelas universidades em parceria com o setor produtivo. A nova metodologia também amplia de 2 para 5 anos o período considerado para coleta de dados relativos à produção científica.

>>Confira o Ranking Universitário Folha 2018

NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.