Postado em quarta-feira, 10 de outubro de 2018 às 11:04

O que você acha que é candidíase pode ser algo mais sério

Os sintomas de candidíase mais óbvios, como corrimento, coceira na vagina, ardência ao urinar e dores nas relações sexuais, são também comuns a outras condições de saúde mais sérias...


 Os sintomas de candidíase mais óbvios, como corrimento, coceira na vagina, ardência ao urinar e dores nas relações sexuais, são também comuns a outras condições de saúde mais sérias e, por isso, podem muitas vezes ser confundidas com a infecção causada pelo fungo Candida Albicans.

Por isso, ao notar os sinais, procure um médico para investigar as causas do problema e saber o melhor tratamento. Veja a seguir problemas que podem ser confundidos com candidíase:

Doenças que podem ser confundidas com candidíase

Clamídia: é infecção genital transmitida sexualmente e está entre as DSTs mais disseminadas no mundo. Ela pode provocar esterilidade, gravidez ectópica (fora do útero) e dificultar as chances de gestações futuras. Provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis, a condição é difícil de ser percebida por ser pouco sintomática. De acordo com o ginecologista Paulo Giraldo, pode ser transmitida durante relações vaginais, orais ou anais.

Gonorreia: a doença pode parecer um risco do passado, mas ela está cada vez mais atual, de acordo com dados a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, que causa a gonorreia, se manifesta no organismo pelos seguintes sintomas: corrimento purulento (amarelado ou claro), ardência na vagina e ao fazer xixi, cólicas e dor na relação sexual.

Tricomoníase: a infecção é causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, também é sexualmente transmissível e ataca o colo do útero, a vagina e a uretra. Seus sintomas também podem ser confundidos com os de candidíase, como do corrimento esverdeado ou amarelo-esverdeado, dor durante o sexo, ardência ao urinar e coceira na vagina.

Vaginose bacteriana: a infecção é causada pelo desequilíbrio entre a quantidade de bactérias ruins e boas na região íntima da mulher. A doença pode provocar corrimento branco acinzentado e com cheiro forte, coceira e ardor na vagina.

Vaginose citolítica: assim como a candidíase, a doença pode causar coceira, corrimento esbranquiçado, vermelhidão e irritação na região íntima. A condição aumenta o pH da vagina, provocada pela proliferação excessiva de protozoários.

Herpes:
normalmente é caracterizada por feridas na parte externa da vagina, mas, em alguns casos, os machucados podem ser internos e resultar em sintomas parecidos com os da candidíase, como prurido e ardor na região íntima.




Fonte:Vix