Postado em segunda-feira, 1 de outubro de 2018 às 09:39

Entenda porque a caxumba pode causar Infertilidade no Homem

Entenda porque a caxumba pode causar Infertilidade no Homem...


 Uma das possíveis complicações da caxumba é causar infertilidade masculina, isto porque a doença pode não só afetar a glândula parótida, também conhecida por glândulas salivares, mas também as glândulas do testículo. Isto acontece porque estas glândulas apresentam semelhanças fisiológicas entre elas e é por essa razão que a doença pode “descer” até aos testículos. Saiba mais sobre a Caxumba clicando aqui.

Quando isto acontece, surge então uma inflamação nos testículos chamada de Orquite, que destrói o epitélio germinativo dos testículos, o local onde ocorre a produção de espermatozoides, o que acaba causando infertilidade no homem.

Como saber se a caxumba desceu


Alguns dos sintomas que indicam a descida da caxumba para os testículos incluem:

  • Ejaculação e urina com sangue; 
  • Dor e inchaço nos testículos;
  • Nódulo nos testículos;
  • Febre; 
  • Mal estar e desconforto; 
  • Excesso de suor na região dos testículos; 
  • Sensação de que tem os testículos quentes. 


Estes são alguns dos sintomas que surgem quando a Caxumba provoca inflamação nos testículos, para saber mais sobre este problema veja Orquite - Inflamação no Testículo.

Tratamento da caxumba no testículo


O tratamento da caxumba no testículo, também conhecida por Orquite, é semelhante ao tratamento recomendado para a caxumba comum, onde é indicado repouso e descanso e a toma de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como Paracetamol ou Ibuprofeno, por exemplo. Saiba mais sobre como é o tratamento da Caxumba clicando aqui.

Como saber se a doença causou Infertilidade

Qualquer criança ou homem que tenha tido sintomas de caxumba nos testículos tem chance de sofrer de infertilidade, mesmo quando foi feito o tratamento recomendado pelo médico para tratar a doença. Assim, é recomendado que todos os homens que tiveram caxumba nos testículos e que apresentem dificuldades para engravidar, que realizem exames para avaliar a infertilidade.

O diagnóstico de infertilidade pode surgir já na idade adulta, quando o homem tenta ter filhos, através da realização espermograma, um exame que analisa a quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos. Saiba como é feito esse exame em Espermograma.

Como prevenir a Caxumba e suas complicações
A melhor forma de prevenir a caxumba, também conhecida como papeira ou parotidite infecciosa, é evitando o contato com outros indivíduos infectados com a doença, uma vez que ela se propaga pela inalação de gotículas de saliva ou perdigotos de pessoas infectadas.

Para prevenir a Caxumba, é recomendado que crianças a partir dos 12 meses de idade tomem a Vacina Tríplice viral, que protege o organismo contra a doença e suas complicações. Esta vacina protege também o organismo de outras doenças infecciosas comuns, como sarampo e rubéola. Em adultos, para se proteger da doença é recomendada a vacina atenuada contra a caxumba.

Caxumba pode causar Infertilidade Feminina?

Nas mulheres a Caxumba pode causar uma inflamação nos ovários chamada Ooforite, que pode causar sintomas como dor abdominal e sangramentos.

O tratamento da Ooforite deve ser feito com o acompanhamento de um ginecologista, que irá prescrever o uso de antibióticos como Amoxicilina ou Azitromicina, ou de analgésicos e anti-inflamatórios como Ibuprofeno ou Paracetamol, por exemplo. Além disso, a Caxumba na mulher pode levar a uma Falência Ovariana Precoce que se trata do envelhecimento dos ovários antes do tempo e que causa infertilidade, porém isso é muito raro.




Fonte:TuaSaúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.