Postado em quinta-feira, 27 de setembro de 2018 às 11:11

Cursos a distância democratizam conhecimento

Senac em Minas cria 25 novos polos de ensino superior...


 Os números do ensino a distância (EAD) no Brasil mostram um alcance expressivo da formação profissional em todos os níveis, de cursos livres ao ensino superior. O último Censo EAD Brasil 2016, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), contabilizou 561.667 alunos em cursos regulares totalmente a distância e 217.175 em cursos regulamentados semipresenciais. No nível superior, essa modalidade de ensino correspondeu a 18% das matrículas em 2016, contra 4,2% em 2006, segundo o Censo da Educação Superior divulgado pelo Ministério da Educação - no ano passado. Além de flexibilizar o tempo de estudo para adequar às rotinas contemporâneas, a modalidade democratiza o conhecimento ao oferecer valores mais acessíveis, levando técnica, excelência e profissionalização para além das capitais.

Angélica Parreira Borges Lima, de 40 anos, tem uma pequena empresa e planeja lançar seus produtos no mercado internacional. Formada em Letras, sentiu necessidade de uma nova formação para estruturar o negócio para essa expansão. “Na minha cidade não há graduação presencial em Comércio Exterior e eu não tenho disponibilidade para fazer o curso em outra cidade. Sou casada e tenho um filho e o modelo a distância me possibilita ajustar os horários de estudo e conciliar com o meu negócio e a minha família. O processo de internacionalização da empresa é complexo, exige um alto investimento e vai depender totalmente do conhecimento que eu adquirir. Mas a bagagem do curso é bem extensa e aborda exatamente o que eu preciso", avalia.

A coordenadora educacional do ensino a distância do Senac em Minas, Vanilde Lopes Muniz, ressalta que essa modalidade de ensino democratiza o conhecimento ao descentralizar a formação técnica e acadêmica das capitais. Para atender a essa demanda reprimida no interior do estado, a instituição de ensino ampliou de um para 25 polos de apoio presencial a oferta de cursos de graduação a distância nesse semestre em todas as regiões mineiras. Atualmente constam no portfólio de cursos da Rede EAD Senac 13 cursos de graduação, 37 cursos de pós-graduação, 11 cursos técnicos e mais de 150 cursos livres.

“Minas Gerais tem potencial enorme e uma posição geográfica privilegiada, porque faz divisa com quase todas as regiões brasileiras, o que demanda mão de obra qualificada em todo o seu território. Oferecemos um ensino de qualidade para pessoas que não podem se deslocar para Belo Horizonte, munindo todo o estado de profissionais qualificados e aptos a empreender. ", avalia Vanilde.

A gestão do tempo é um fator importante para 70% dos estudantes do ensino a distância, porque conciliam o estudo com o trabalho em empresas privadas, segundo a pesquisa Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Foi o caso da empresária e produtora de eventos Ana Rita Gonçalves de Souza, de 33 anos, que frequentemente viaja a trabalho e optou por fazer o MBA em Gestão Cultural virtualmente. “Trabalho com projetos culturais, muitas vezes estou fora de Belo Horizonte e trabalho remotamente, sem horário certo. Com isso, era inviável para mim fazer um curso presencial. O método atendeu a minha rotina e o curso ampliou meus horizontes e possibilidades de trabalho", destaca.


cursos_ead_Ana-Rita-Souza-aluna-MBA-Gestão-Cultura_créditos_Genilton-Elias

É possível ter aulas práticas no EAD?

A coordenadora educacional do Senac explica que, assim como o formato presencial, o modelo a distância também viabiliza a aplicação prática. “No nosso curso de Guia Técnico em Turismo, por exemplo, estão programados City Tours e viagens laboratório acompanhadas pelo tutor presencial e que devem ser planejadas e realizadas pelo aluno com o objetivo de propiciar a vivência prática para a prestação de informações, condução e assistência de visitantes", conclui Vanilde

NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.