Postado em terça-feira, 18 de setembro de 2018 às 19:07

Prefeitura faz reunião com Corpo de Bombeiros para discutir combate a incêndio

O encontro para definir estratégias de prevenção foi após o trágico incêndio do Museu Nacional, no RJ.


Da Redação

Depois do incêndio de grandes proporções que destruiu o Museu Nacional na Zona Norte do Rio, no dia 03 deste mês, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), por meio da Superintendência de Cultura de Alfenas, realizou na sexta-feira (14), na sede da Secretaria, reunião para discutir e criar Protocolo de Ações de Prevenção e Combate Contra Incêndios, e outros acidentes em prédios históricos do município.

O encontro foi solicitado e coordenado pelo Superintende de Cultura, Guilherme Abraão, que teve como principal objetivo dar início as metas e prazos para estabelecer no âmbito municipal um programa de ações de prevenção e combate a incêndios. Durante a discussão, a pauta principal tratou da capacitação de profissionais ligados diretamente a essas repartições públicas e que podem combater rapidamente pequenas ocorrências.

A reunião foi realizada na Secretaria de Cultura e coordenada por Abrão (Foto: Ascom/Prefeitura)


Segundo a Superintendência de Cultura, ficou decidido que acontecerão dois cursos, com turmas de 25 participantes, que serão realizados nas dependências da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), entre os dias 27 de setembro e 04 de outubro, com carga horária de 8 horas, divididas em aulas técnicas e práticas. Informa ainda, que caso haja mais interessados, outros cursos serão organizados e ministrado pelo tenente Vinícius Augusto.

De acordo com o governo, esta ação foi em decorrência do incêndio e da grande tragédia que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e no esforço de evitar que situações ocorram em prédios tombados e locais de importância histórica.

Os cursos serão destinados aos profissionais e servidores do Museu da Memória e Patrimônio da Unifal, da Biblioteca Municipal, do Arquivo Público Municipal, do Teatro Municipal, do Conservatório Municipal, do Mercado Municipal, dos Feirantes das Feiras Livres, das Secretarias de Educação e Cultura, Defesa Social e Escola Estadual Coronel José Bento.

De acordo com os organizadores, dentro do protocolo ainda serão estabelecidas estratégias de combate e preservação, com mapas dos locais e dos telefones dos responsáveis.

“Alfenas é a primeira cidade de Minas após a tragédia do Museu Nacional a realizar um conjunto de ações em parceria com estabelecimentos no sentido de aglutinar informações detalhadas dos locais e suas peculiaridades. Estamos sim, organizando um grande curso que será ministrado pelos bombeiros, e nele aprenderemos técnicas que podem evitar e até mesmo controlar grandes sinistros, além de preservar locais históricos e nossa memória cultural, evitando que vidas também sejam colocadas em riscos”, disse Guilherme Abraão.

O superintendente afirma ainda que, conhecendo as necessidades de adequações dos locais fiscalizados pelos Bombeiros, deixa claro ao categorizar que o Protocolo de Ações não irá eximir tanto o município, e outras entidades de ter que se ajustar ao que disciplina as normas e leis.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo