Postado em quarta-feira, 25 de julho de 2018 às 11:11

Dicas para preparar os mais Jovens para sua primeira Entrevista de Emprego

 Uma breve introdução...

Para qualquer entrevista de emprego, o importante é impressionar o entrevistador desde o momento em que você entra na sala de espera. Aprenda o que deve ou não fazer durante todo processo de entrevista, um calvário que começa muito antes de chegar às portas da empresa. Tomando os devidos cuidados será possível evitar eventuais situações embaraçosas ou gafes.

Pensando nisso preparamos uma pequena lista com dicas, procedimentos, de como se comportar corretamente durante todo esse processo, e como foi dito no início, até mesmo antes...

Antes:

Conheça seu eventual empregador. Reserve um pouco do seu tempo para pesquisar sobre a empresa, assim ficará familiarizado com sua filosofia e ramo de atuação. Existe muita informação online; use e abuse desse recurso.

Aprenda mais sobre a natureza da vaga pretendida. Pesquise sobre o cargo no qual está interessado. Pergunte a si mesmo: "Por que eu sou o melhor candidato para ocupar essa função?" Você conhece alguém que trabalha na empresa? Converse com o mesmo sobre o cargo, o processo de entrevista, qual o perfil do entrevistador. Pegue mais informações sobre a companhia e sua cultura.

Assista vídeos de entrevistas para emprego. Na internet existem várias opções. Se familiarize com o processo. Selecione as dicas que poderão ajudá-lo nessa hora, desse modo estará mais preparado.

Agora, o mais importante: Não confie em sua memória. Durante o andamento da pesquisa, ou enquanto assiste aos vídeos, faça anotações, pequenos lembretes dos pontos que merecem uma maior atenção.

Durante e Depois:

Em primeiro lugar, Agende a Entrevista


Antes de ir ao local da entrevista, saiba dia e hora em que você estará disponível para trabalhar. O empregador ou recrutador irá perguntar por isso. Flexibilidade é fundamental, porque quanto mais tempo tiver disponível, mais fácil se tornará para o empregador enquadrá-lo de acordo com os horários da empresa. Também é importante saber como ir e vir do trabalho, caso ainda não dirija.

Vestindo-se de forma apropriada para uma entrevista

Suas roupas deverão estar limpas e asseadas, com sapatos apropriados, poucas jóias e perfume discreto. Tenha consigo uma cópia extra do Curriculum Vitae (CV), assim como do seu portfólio. Assegure-se de que tem uma cópia dos seus papéis de trabalho e também uma lista de referências; sem esquecer de um bloco de notas e uma caneta.

Seja Pontual

Chegue ao local alguns minutos antes do horário marcado. Se você não dirige, programe-se para que sua condução o permita cumprir o horário. Aperte com firmeza a mão do entrevistador quando entrar na sala; nada de mão mole. Durante a entrevista é importante prestar atenção e não tirar os olhos do seu interlocutor. Atender telefonemas ou ler mensagens de texto no celular durante uma entrevista, não é apenas uma interrupção, gesto de indelicadeza ou de absoluta falta de respeito, é rude e fatal; você perde a vaga na hora. Por isso, não deixe o telefone no silencioso, desligue-o.

Vá sozinho


Caso sua mãe ou pai o levem até o local da entrevista, não deixe que o acompanhem até a sala. Vá sozinho. É importante que você fale por si mesmo e interaja com o recrutador sem o apoio de outros, especialmente dos Pais. Isso deixaria uma péssima primeira impressão. Imagine só, se você sequer consegue se expressar por conta própria, o que dirá de exercer alguma função que exija autonomia, iniciativa e responsabilidade?

Evite interrupções bruscas durante a entrevista

Deixe seu telefone, Ipod e Ipad, ou em casa, ou desligados e dentro da bolsa ou pasta. Não chegue mascando chicletes, chupando bombom, comendo ou bebendo qualquer tipo de alimento. Prepare-se antes estudando as melhores respostas de uma entrevista típica, assim se sentirá mais à vontade na hora de responder as questões que certamente serão feitas.

Etiqueta - Regras de comportamento durante uma entrevista


Nunca sente até que seu entrevistador o convide a fazê-lo. Não se esparrame na cadeira, ali não é uma cama; nem você está em sua casa. Não use gírias ou expressões chulas. Seja cordial, positivo e mantenha uma atitude profissional durante o andamento da entrevista. É importante olhar nos olhos do interlocutor enquanto ele fala, ou quando você responde.

Procure não se distrair para não perder o foco da conversa, ou das questões levantadas. Evite dar atenção a incômodos, tais como, coceira na cabeça ou outras partes do corpo, afinal de contas, é tão pouco tempo, resista, não desperdice a oportunidade por algo tão pequeno. É importante agradecer ao entrevistador pelo tempo e atenção a você dispensados. Diga que ficará no aguardo de notícias positivas.

Depois da entrevista

Reserve alguns minutos para agradecer à pessoa que o entrevistou. Se possuir um email, envie uma nota de agradecimento ou uma carta de gratidão ao entrevistador pela cordialidade, tempo e atenção dispensados a você durante o encontro. Ao fazer isso, estará deixando uma excelente impressão e abrirá um canal para futuros contatos.


Fonte:MundoSimples