Postado em quarta-feira, 11 de julho de 2018 às 11:04

Alimentos que desaceleram o Metabolismo

Contudo, pouco ainda foi comentado sobre os alimentos que desaceleram o metabolismo. Por isso é essencial prestar atenção aos tipos de comida que você consome.

Não há nada pior do que iniciar um programa de exercícios para queimar gordura, fazer algumas mudanças na alimentação, mas ainda não ver os resultados desejados. Isso aumenta a frustração e pode desanimar quem precisa perder peso.

Existem alimentos que prejudicam o desempenho do metabolismo, e com isso trazem problemas para a saúde, inclusive para a perda de gordura, pois o seu organismo trabalha de forma mais lenta.

Nesse artigo apresentarei os alimentos que desaceleram o metabolismo, e aumentam as chances do desenvolvimento de doenças e debilitam o organismo.

Não deixe de ler e compartilhar!

Alimentos Que Desaceleram O Metabolismo

Os alimentos que causam estragos no seu metabolismo são comuns e fazem parte da dieta de muitas pessoas. Abaixo, cito os principais alimentos que diminuem a queima de calorias.

1- Grãos Refinados

Os grãos refinados possuem uma grande quantidade de calorias vazias; produtos como pães, bolos, biscoitos, tortas e outros alimentos preparados com esse tipo de produto alimentício aumentam as chances de obesidade, doenças cardiovasculares.

Esses alimentos ainda podem conter açúcar refinado, sódio, glúten, amido de milho, conservantes sintéticos e ácido fítico, que prejudicam o organismo e desaceleram o metabolismo.

O glúten presente na farinha branca e em alimentos integrais, causa inflamação intestinal, aumenta as chances de desenvolvimento de doenças autoimunes, além de outros problemas.

O amido pode aumentar aumentar os níveis de açúcar no sangue, pois o seu organismo transforma o carboidrato presente nele em açúcar de forma muito rápida. O ácido fítico impede o organismo de absorver os nutrientes.

A farinha branca tem pouca ou nenhuma fibra; a falta de fibras na alimentação desacelera o metabolismo, prejudica o movimento saudável intestinal, entre outros malefícios.

Por isso, é aconselhável evitar os alimentos que desaceleram o metabolismo.

Invista em alimentos ricos em fibras, que aumentam o metabolismo devido ao trabalho extra necessário para tentar quebrar a fibra indigestível, além de beneficiar o organismo em diversos aspectos (1).

2- Óleo Vegetal Processado

Óleos vegetais processados como o óleo de canola, óleo de soja ou o óleo de girassol possuem um processo de refinamento, e podem conter produtos prejudiciais para a saúde, como o solvente.

Além disso eles contém ômega-6 que em excesso no organismo acelera o processo de oxidação das células, aumentando as chances de problemas inflamatórios.

Os óleos ​vegetais processados, também podem interferir na regulação do apetite, seu humor, produção hormonal e digestão, o que pode desacelerar o metabolismo (2).

3-Refrigerante

Refrigerantes Desaceleram Seu Metabolismo. Imagem: (Divulgação)

 

Não é segredo que o refrigerante seja um ingrediente que você deve manter longe – consumir pode causar algo chamado “síndrome metabólica“, essencialmente um grupo de fatores de risco para diabetes, doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

O xarope de milho rico em frutose, encontrado no refrigerante, pode levar à obesidade por causa de seus efeitos negativos sobre o metabolismo.

Eles ainda contém adoçantes artificiais, que igualmente prejudicam a saúde.

4- Salgadinhos
Eles são fritos em óleo vegetal processado, incluindo óleos de cártamo ou de girassol, que como eu mencionei neste artigo, prejudicam a saúde e o metabolismo.

Eles também podem conter amidos, glúten e carboidratos vazios, além de sódio em excesso e açúcar refinado.

E, dependendo do tipo, esses alimentos ultra processados ​​também podem conter óleos hidrogenados, que estão ligados a inúmeros problemas de saúde, inclusive a obesidade.

Se você quiser começar a acelerar seu metabolismo, remova fontes vazias de calorias e ômega-6 em excesso, da sua alimentação (3).

5- Granola

As marcas populares de granola de hoje têm muitas questões, sobretudo devido ao alto teor de açúcar, calorias e grãos processados.

Uma dose mesquinha de 1/2 xícara de granola pode conter mais de 250 calorias, e é improvável que você sinta saciedade ao consumi-la.

A combinação de glúten, ácido fítico e mel processado é o que torna esse tipo de alimento, um atraso e perigo para o emagrecimento e a boa saúde (4).

6- Adoçantes Artificiais

Adoçantes Desaceleram O Metabolismo: Adoçantes Artificias. Imagem: (Divulgação)

Os adoçantes artificiais são alimentos que desaceleram o metabolismo; entre eles estão: edulcorantes artificiais, aspartame e sucralose, são prejudiciais para qualquer organismo.

O consumo desses produtos artificiais aumentam a quantidade de radicais livres no organismo que acelera o envelhecimento, aumentam os processos oxidativos cerebrais, o apetite, e a vontade de comer mais carboidratos, além de trazerem outros problemas de saúde (5).

Dicas Para Acelerar O Metabolismo

Além de substituir os alimentos que desaceleram o metabolismo, é preciso evitar algumas coisas.

Como:

– Dormir pouco;

– Sedentarismo;

– Baixo índice de cálcio;
– Desidratação.

Os grupos de alimentos descrito alteram negativamente seu metabolismo em parte, causando problemas como:

– Ganho de peso;

– Disfunção da tireoide;

– Fadiga ou fraqueza muscular;

– Desequilíbrios hormonais;

– Distúrbio digestivo e alterações intestinais microbianas;

– Flutuações do açúcar no sangue;

– Aumentos no apetite, consumo excessivo de calorias e desejo por açúcar.

Substitua esses alimentos por alimentos que aceleram o metabolismo e garanta sucesso no seu plano de emagrecimento, e da manutenção da boa saúde.

Mas consumir de vez em quando alguns alimentos naturais, não é bastante para garantir a boa saúde, acelerar o metabolismo e prevenir doenças.



Fonte: Drjulianopimentel