Postado em sábado, 7 de julho de 2018 às 10:10

4 Motivos para usar o esfoliante capilar

 O esfoliante capilar é mais um daqueles tratamentos que você provavelmente nem imaginou que existia, mas assim que souber dos benefícios vai querer fazer. Indicado para quem sofre com caspa e cabelos oleosos ou utiliza muitos produtos no dia a dia, como leave in e mousse modelador, o tratamento limpa as impurezas do couro cabeludo e deixa seus fios mais fortes e saudáveis.

O que é a esfoliação capilar?

O couro cabeludo acumula sujeira de forma espontânea, e só a limpeza com shampoo não é suficiente para eliminar suor, oleosidade, vestígios de poluição e de cosméticos e poeira. Essa sujeira forma uma espécie de barreira, que bloqueia os folículos capilares e pode irritar o couro cabeludo.

O resultado é a oleosidade, a coceira, a queda dos fios e o crescimento lento, e em casos mais graves até uma infecção por fungos.

A esfoliação promove uma limpeza profunda, principalmente para quem tem muito cabelo ou fios grossos e cacheados. O ideal é que seja feita quinzenalmente, mas quem sofre de caspa ou oleosidade excessiva pode fazer toda semana.

O resultado é uma sensação de cabeça fresca,sem ressecar ou agredir o couro cabeludo, deixando o cabelo mais leve, saudável e brilhante.

Por que usar esfoliante capilar?



O esfoliante capilar deve ser aplicado antes da lavagem, com o couro cabeludo úmido, e com movimentos circulares e suaves com os dedos sem esfregar com as unhas. Isso promove a circulação sanguínea, o que potencializa os benefícios a seguir:

Combate a queda de cabelo
Os fios caem mais no inverno, quando é comum não lavar o cabelo todo dia e usar toucas e gorros que abafam o couro cabeludo. Por eliminar esse excesso de oleosidade e sujeira de forma mais profunda a esfoliação capilar desobstrui os poros, e assim os fios ficam mais fortes e não caem tanto.

Ajuda no crescimento dos fios
Ao desobstruir os poros o tratamento permite que os nutrientes e vitaminas circulem com mais facilidade, além de deixar que o couro cabeludo respire. Consequentemente o cabelo fica mais saudável e pode ter seu processo de crescimento acelerado.

Serve como pré-hidratação
A esfoliação capilar permite que o couro cabeludo e os fios absorvam melhor os nutrientes dos cosméticos, como o shampoo e a máscara de hidratação. O resultado são madeixas mais bonitas e brilhantes e fios mais alinhados.

Combate problemas irritantes
A caspa, a oleosidade excessiva e a coceira estragam qualquer visual e podem levar a problemas mais graves, como inflamação do couro cabeludo, infecção por fungos e queda de cabelo. O tratamento, quando feito semanalmente ou até semanalmente, dependendo da gravidade, reduz esses problemas e proporciona um couro cabeludo mais saudável e fios mais fortes.

3 Receitas caseiras de esfoliante capilar
Não é difícil encontrar um esfoliante capilar nas prateleiras de lojas cosméticos, mas também é possível fazer uma misturinha em casa com ingredientes comuns e com efeitos poderosos.

A receita mais simples pede uma colher de sopa de iogurte natural misturada com uma colher de sopa de açúcar mascavo. Basta aplicar no couro cabeludo úmido, massagear por três minutos, enxaguar e lavar normalmente. Depois você pode fazer uma hidratação, que terá seu efeito potencializado.

Confira outras dicas e receitas caseiras para uma esfoliação em casa.

1. Café e shampoo adstringente
Faça uma pasta com uma colher de sopa de café e duas colheres de sopa de shampoo adstringente, que tem a função de limpar os fios, semelhante ao esfoliante. Aplique no couro cabeludo, massageie com carinho e deixe agir por dez minutos. Depois lave com shampoo neutro.

2. Açúcar e babosa
A babosa é excelente para os fios e esse tratamento é recomendado principalmente para quem sofre com cabelo oleoso.

Misture uma colher de sopa de açúcar mascavo com duas colheres de sopa do gel da babosa. Aplique a pasta no couro cabeludo, massageie e deixe agir por 20 minutos. Se preferir, aqueça uma toalha e enrole na cabeça para potencializar o efeito.

3. Açúcar e aveia
Essa mistura combina dois ingredientes esfoliantes para aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo e proporcionar uma melhor absorção dos nutrientes.

Faça uma mistura com duas colheres de sopa de açúcar mascavo, duas colheres de sopa de aveia fina e duas colheres de sopa de condicionador. Aplique no couro cabeludo, massageie e deixe agir entre dez e 15 minutos.







Fonte: dicasonline