Postado em segunda-feira, 2 de julho de 2018 às 08:08

O que pode fazer Tite mudar plano do Brasil para enfrentar México de Osorio

Comissão sempre prepara alternativas, mas estilo "surpreendente" de treinador mexicano pode mudar estratégia inicial da seleção brasileira no duelo desta segunda-feira, pelas oitavas...


 Qual será a armadilha de Osorio para o Brasil nesta segunda-feira? O México vai atacar? Vai se fechar e apostar em contragolpes? O técnico é "esperto", como elogiaram os brasileiros ao longo da semana, mas Tite e os auxiliares da Seleção também se mostram preparados.

Não é novidade – é praxe, na verdade – preparar alternativas para as situações que podem se apresentar. Isso, porém, foi muito destacado por Thiago Silva em entrevista coletiva na véspera da partida.

– Temos que encarar esse jogo com muita concentração e determinação. Tudo já foi passado, já temos o plano A e o plano B – disse o capitão da Seleção.


Tite tem alternativas para enfrentar a seleção mexicana nesta segunda-feira (Foto: Reuters)

Sylvinho, auxiliar que participou da coletiva, seguiu o zagueiro:

– Também usamos estratégias diferentes, talvez com mudanças menores do que o México dentro do jogo. Não sabemos o que projeta a seleção mexicana, tudo vai ser realmente definido dentro de campo. Mas, como o Thiago falou, temos até um plano B.

No último teste antes da Copa do Mundo, foi posto em prática um plano C para conter o lateral-esquerdo austríaco Alaba, que aparecia a todo instante no "um contra um" com Danilo. Na segunda tentativa, o brasileiro subiu ao ataque para marcá-lo na origem de jogo. Não deu certo. A mudança que solucionou o problema foi deslocar Casemiro, geralmente mais preso à esquerda, para cobrir o lado oposto.

Linha de cinco?

Para esta segunda-feira, a comissão técnica brasileira acredita que o México começará o jogo com uma primeira linha de quatro, como na primeira fase, em que perdeu para a Suécia depois de derrotar Alemanha e Coreia do Sul. Mas não está descartada, entre a imprensa mexicana, a hipótese de uma linha de cinco defensores. Neste caso, o nome a mais poderia ser o do veterano Rafa Márquez, de 39 anos.


Entrada de Firmino no lugar de um volante ajudou contra a Costa Rica (Foto: Reuters)

Independentemente do desenho tático, os 11 titulares de Tite não mudarão. O técnico confirmou sua equipe. Mas, como aconteceu no segundo tempo diante da Costa Rica, os pontas ganham ainda mais importância: em vez de tentar o jogo por dentro em alguns momentos, eles precisam se posicionar o mais perto possível da linha lateral para esticar a marcação e abrir espaços. Foi assim que (o hoje desfalque) Douglas Costa melhorou o time ao substituir Willian.

A entrada de mais um atacante (Firmino) no lugar de um volante (Paulinho), vindo de trás, foi outro plano de sucesso para aumentar a força ofensiva e superar o adversário.

FICHA TÉCNICA


Local: Arena Samara, em Samara
Data e horário: segunda-feira, às 11h (de Brasília)
BRASIL: Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite
Pendurados: Casemiro, Coutinho e Neymar
Desfalque: Douglas Costa (lesão muscular na coxa direita)
MÉXICO: Ochoa, Alvarez, Salcedo, Ayala e Gallardo; Hector Herrera, Guardado e Layún; Lozano, Vela e Chicharito Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio
Pendurados: Hector Herrera, Layún e Gallardo
Desfalque: Hector Moreno (suspenso)
Arbitragem: Gianluca Rocchi, auxiliado por Elenito di Liberatore e Mauro Tonolini (todos da Itália)
Transmissão: TV Globo (narração de Galvão Bueno; comentários de Casagrande, Ronaldo e Arnaldo Cézar Coelho; reportagens de Tino Marcos, Guilherme Pereira e Eudes Júnior), SporTV (narração de Luiz Carlos Jr.; comentários de Lédio Carmona e Ricardinho; reportagens de Mauro Naves e Eric Faria) e GloboEsporte.com
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 9h




Fonte: Globoesporte



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo